Notícias

Vamos fazer massinha de modelar em casa?

26 de Agosto de 2020

As crianças simplesmente adoram brincar com massinha! Algo que parece tão simples para nós, como cores, formas e texturas, se torna um universo de possibilidades, descobertas e invenções divertidas nas mãos pequeninas. A ideia da massinha de modelar feita em casa é uma alternativa mais barata e bem original para a criançada se divertir!

Brincar com massinha é importante para os pequenos!

Interagir com texturas, conhecer formas e cores representa uma parte importante do desenvolvimento sensorial das crianças. Enquanto se divertem com algo novo e fascinante, os pequenos acumulam novos aprendizados, estimulando a coordenação motora, raciocínio, visão, entre outras áreas. A criançada adora, pois é algo colorido e prático, que eles podem manipular e “fazer bagunça” sem broncas, e essas características estimulam tanto a noção de independência quanto a imaginação dos pequenos – por isso, brincadeiras com massinha de modelar são super recomendadas!

Como fazer massinha de modelar?

A massinha caseira, além de ser atóxica, se torna uma diversão barata e eficiente para o desenvolvimento das crianças. Veja algumas ideias para fazer sua própria massinha de modelar:

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de sal

1½ xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro que seja comestível)

corante comestível de várias cores

Como fazer

Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir e amasse bem até a cor da massinha se tornar homogênea. Simples e sem mistérios!

Dicas para a sua massinha caseira:

Como a massinha entrará em contato com a pele da criança, não é recomendável o uso de outros produtos para dar cor, como maquiagens ou tintas diversas; apenas o corante alimentício é totalmente seguro para os pequenos.

Se quiser manter a brincadeira pelo maior tempo possível, guarde as massinhas em sacos plásticos ou vidros bem tampados. Bem guardada, a massinha dura cerca de dez dias.

Para a massinha não ficar grudenta, você deve adicionar a farinha aos poucos. Caso continuar grudando na mão, adicione mais farinha.

Evite colocar toda a água de uma vez, ou a massinha vai ficar mole demais. Assim como a farinha, a água deve ser colocada aos poucos.

Você pode separar várias massinhas menores em recipientes diferentes e colorir cada uma com uma cor diferente, para tornar a brincadeira ainda mais legal!

Por fim, a maior dica é: brinquem juntos! Modele a massinha junto com as crianças, deixe que ajudem na preparação da receita se já forem maiorzinhos, proponha atividades criativas e divertidas envolvendo a massinha que vocês criaram, use palitos e forminhas para cortar, riscar e desenhar sobre a massa, construam bonequinhos de massinha com braços e pernas de palitos, etc., o limite é a imaginação envolvida nessa maravilhosa brincadeira!