Notícias

Projeto Bem Estar Milon: Cuidados com a pele de recém-nascidos e bebês

18 de Junho de 2024

Você sabia que o primeiro banho do bebê deve acontecer somente 24 horas após o seu nascimento?

Qual a frequência dos banhos? Temperatura ideal da água? Como higienizar durante as trocas? Usar ou não pomadas para assaduras? Fique com a gente para tirar essas e outras dúvidas comuns nessa fase.

Qual o momento certo para o primeiro banho?

O bebê nasce com um biofilme, uma gordura branca que chamamos de “verme caseoso”. Essa gordura vai desaparecendo ao longo dos dias e tem a função de proteção, hidratação e de adaptar esse bebê no ambiente externo, fora da barriga da mamãe.

É por isso que o primeiro banho do bebê deve acontecer somente depois de 24 horas, para evitar problemas como queda da temperatura corporal e desconforto respiratório, além de manter a criança em contato com a mãe e em amamentação o maior tempo possível. O banho deve durar entre 5 e 10 minutos, com temperatura de 37ºC em imersão na banheira.

Como manter a higiene fora dos momentos de banho?

O banho é algo muito cultural, podendo acontecer todos os dias ou a cada dois/três dias – mas é importante lembrar-se de, nos dias em que o pequenino não tomar banho, fazer a higiene da criança, com atenção especial para as dobras do coto umbilical e da área da fralda. O coto umbilical deve ser mantido sempre limpo e seco, principalmente na base, onde ele futuramente vai soltar. Esse processo de queda geralmente acontece nos primeiros 15 dias de vida da criança.

Como lidar com as assaduras, tão comuns nessa fase?

Para lidar com as terríveis assaduras, faça trocas frequentes, sempre que o bebê estiver sujo. Faça a limpeza da área das fraldas só com água e algodão, ou com a seguinte mistura:

    ·Em um borrifador, coloque água e um óleo vegetal puro (girassol, coco, jojoba)

    ·A cada cinco dias, faça a troca dessa mistura e use na limpeza da área que fica em contato com a fralda.

Usar ou não um creme de barreira na troca de fralda?

Essa decisão vai depender muito da sensibilidade da pele de cada bebê. Se você perceber que o seu filho sempre fica com a pele mais irritada, é recomendável fazer o uso a cada troca. Use apenas um sabonete líquido, transparente e sem muito perfume (próprio para recém-nascidos), da cabeça aos pés da criança.

O seu bebê não precisa de perfume, shampoo ou condicionador – quanto mais precoce o uso excessivo de cosméticos na pele, maior a chance de a criança desenvolver uma dermatite alérgica ou de efeitos endócrinos, além de alterações hormonais a longo prazo. Se você notar lesões de pele persistentes no seu bebê, procure um especialista para que ele oriente o tratamento adequado.

Gostaria de acessar essas informações também em vídeo, além de todos os conteúdos da segunda fase do projeto e mais materiais sobre o Programa Bem Estar Milon? Acompanhe nossas redes sociais, confira a playlist completa do projeto no canal do Youtube e em nosso perfil do Instagram. Compartilhe à vontade para que mais famílias também conheçam o projeto Bem Estar da Milon!

Acompanhe o Projeto Bem Estar Milon em:

Nosso perfil oficial: https://www.instagram.com/clubemilon/

Nosso Youtube: https://www.youtube.com/projetobemestar