Notícias

Projeto Bem Estar Milon: Alimentação na gestação e na amamentação. Toda mãe precisa se cuidar.

12 de Dezembro de 2023

Começou o Programa Bem Estar Milon!

Esse projeto tem como objetivo principal educar e incentivar a família para que todos estejam conscientes de vários aspectos ligados à educação das crianças, e já começamos com um tema super importante: Alimentação na gestação e na amamentação. Para isso, convidamos a especialista no assunto: a nutricionista materno infantil Alessandra Guerra, que também é mãe da Gabi e do André – e, para tornar o conteúdo do Programa Bem Estar Milon ainda mais abrangente e acessível, estamos oferecendo a você a opção de assistir ao vídeo ou ler o mesmo conteúdo em texto, aqui no blog!

E aí, prontos para saberem ainda mais sobre a nutrição infantil? Então, vamos lá, começando com algumas informações sobre a nutrição durante a gestação e nos primeiros anos da criança.

Toda mãe precisa se cuidar!

Os primeiros dias de vida são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico e para a formação de bons hábitos alimentares, que terão impacto na vida dos pequenos para sempre.

Você sabia?

A introdução alimentar de uma criança começa antes mesmo do nascimento, durante a gravidez da mamãe! Ainda na barriga, a partir da 16ª semana de gestação, os bebês começam a sentir os sabores dos alimentos por meio do líquido amniótico, ou seja, eles sentem nuances do seu sabor. Todos os alimentos que a mãe consome podem alterar o sabor do líquido amniótico.

E durante a amamentação?

Quando a mãe se alimenta bem durante o período da lactação, as crianças amamentadas podem aceitar melhor novos tipos de alimentos, pois, por intermédio do leite materno, a criança é exposta desde cedo a novos sabores e aromas graças à dieta da mamãe.

Para as mães que, por algum motivo, não estejam amamentando, a alimentação saudável também é muito importante para lhe dar energia, disposição e saúde nessa fase.

Dicas para melhorar a nutrição durante a gestação e lactação

Algumas orientações são fundamentais, tanto na gravidez quanto no período de amamentação:

    ·Quanto mais natural for a alimentação, melhor;

    ·Higienize bem os alimentos;

    ·Planeje seus cardápios;

    ·Use e abuse de vegetais e frutas;

    ·Prefira alimentos orgânicos sempre que for possível;

    ·Todos os grupos alimentares são importantes, é preciso ter equilíbrio;

    ·Cuide do seu intestino;

    ·Beba bastante água.

A gestação, a lactação e a introdução alimentar são períodos excelentes para uma reeducação alimentar de toda a família, pois a nutrição é muito importante nessas fases, mas vai ser fundamental durante toda a infância do seu pequeno.

Fiquem ligados no próximo post da série Bem Estar, com uma receita deliciosa e cheia de nutrientes indispensáveis tanto na gestação quanto no período de amamentação!

Gostaria de acessar essas informações também em vídeo, além de mais conteúdos sobre o Programa Bem Estar Milon? Confira a playlist completa, comente e compartilhe à vontade para que mais famílias também conheçam o projeto!

Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gJKU0kX5DMs&list=PLDr9E3TfeyHVCp58YV1tY2PgftwdLL1bd&pp=iAQB