Notícias

Projeto Bem-estar Milon: alimentação equilibrada durante as férias

23 de Janeiro de 2024

O Programa Bem-estar continua! Nosso projeto tem como objetivo principal educar e incentivar a família para que todos estejam conscientes de vários aspectos ligados à educação das crianças. Para comandar essa conversa, temos uma especialista no assunto: a nutricionista Alessandra Guerra – e, para tornar o conteúdo do Programa Bem-estar Milon ainda mais abrangente e acessível, estamos oferecendo a você a opção de assistir ao vídeo ou ler o mesmo conteúdo em texto, aqui no blog!

No episódio de hoje, Alessandra fala sobre a importância de manter a alimentação equilibrada (e sem neuras!) durante as férias escolares, afinal, sair da rotina faz parte, né? Nossa nutri também compartilha estratégias para manter frutas e legumes na alimentação, ajudando a criar memórias afetivas que incluam também os alimentos saudáveis.

Vem com a gente para saber mais!

Como deixar as férias dos pequenos mais nutritivas?

“Férias” é sinônimo de alegria, descontração, passeios divertidos, filmes, praia, piscina, viagens, casa dos avós... passamos mais tempo com a família e os amigos, é tempo de preparar aquele bolo gostoso, tomar sorvete e picolé – lembrando que, para os menores de dois anos, não podem conter nada de açúcar!

Para os mais velhos, porém, não tem problema experimentar de tudo um pouco, mas precisamos ensinar a criança a manter o equilíbrio; os pequenos são espertos e entendem tudo!

É muito comum sair da rotina nesse período que inspira mais liberdade, e tudo bem, porque estamos criando memórias afetivas para toda a vida – mas nas férias também são criadas memórias gustativas, então, por que não associar alimentos mais saudáveis a esses momentos de felicidade?

O que não pode faltar nas férias?

É importante reforçar com as crianças, mas principalmente com as famílias, que vegetais e frutas não tiram férias!

Quando você permite que esses alimentos saiam do cardápio das crianças nessa época do ano, isso acaba reforçando uma ideia de seletividade alimentar, e essa seletividade não tem hora e nem idade para começar podendo aparecer desde poucos meses de vida da criança, ou nos primeiros anos, até depois dos dez anos... ou simplesmente aparecer depois de um longo período de férias, por isso é importante manter esses alimentos na rotina nutricional da família!

Como deixar as férias mais saudáveis?

Confira algumas dicas e estratégias para manter os alimentos saudáveis no cardápio de férias:

    ·Mantenha a geladeira e a despensa sempre abastecidas com alimentos saudáveis;

    ·Frutas e vegetais devem estar sempre ao alcance das mãos e dos olhos das crianças; uma fruteira bem colorida e arrumadinha é ótima para chamar atenção dos pequenos!

    ·Mantenha as garrafas de água sempre cheias, e ofereça às crianças várias vezes ao dia; não espere elas pedirem!

    ·Vai ter doces? Pode liberar, mas não deixe à vontade, estabelecendo horários próprios e uma quantidade moderada para esse momento de alegria;

    ·Realize pelo menos uma das refeições do dia em família; essa é uma oportunidade de valorizar a importância das refeições, adquirir bons hábitos e fortalecer os laços entre as pessoas da casa.

    ·Mantenha as principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar;

    ·Seja flexível, lembre-se de que estamos em férias e as exceções podem acontecer – desde que não se tornem a regra!

    ·Faça atividades ao ar livre com as crianças, como brincar, nadar e pedalar;

    ·Limite o tempo dos eletrônicos.

Quer aprender receitas para deixar as férias ainda mais saudáveis e saborosas? Confira algumas receitas do projeto Bem-estar!

Gostaria de acessar essas informações também em vídeo, além de mais conteúdos sobre o Programa Bem-estar Milon? Confira a playlist completa, comente e compartilhe à vontade para que mais famílias também conheçam o projeto!

Clique aqui: http://tinyurl.com/BEMESTARMILON