Notícias

Por que é importante ter amigos na infância?

30 de Julho de 2020

Por que é importante ter amigos na infância?

Dia 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade, e nada melhor do que ter grandes amigos para celebrar essa data com a gente, né? Talvez você não tenha mais contato com aqueles amigos dos tempos de criança, mas com certeza se lembra deles com muito carinho, além de ter aprendido muito com as amizades naquela época, mesmo sem perceber – é sobre isso que falamos no post de hoje.

A amizade é importante para todas as idades, e traz coisas positivas para toda a vida. Quem tem amigos até vive mais do que as pessoas que se isolam, além de ter uma imunidade mais forte e cultivar um pensamento mais otimista em relação aos acontecimentos futuros. Mas, quando se é criança, ter amigos é muito mais do que isso, é como entrar em um mundo novo, onde você é livre para se divertir do jeito que mais gosta com pessoas da mesma idade que você, mas também é, pela primeira vez, responsável por suas próprias escolhas.

A amizade na infância ensina a criar vínculos fora da família

A convivência com amigos é a primeira experiência social que a criança vai ter fora da família, e é muito importante passar por esse processo. Em casa, o pequeno vai aprender os valores que os pais ensinarem, além de praticar esses valores com a própria família. Mas, agradar a quem pensa como nós é fácil. Com os amigos, a criança tem a chance de praticar os ensinamentos recebidos em casa com outras pessoas, pessoas da mesma faixa etária que ela, mas que, talvez, tenham valores diferentes a compartilhar. Esse será o começo de uma série de aprendizados fundamentais na vida da criança.

Os amigos ajudam a desenvolver valores importantes!

Estudos apontam que ter amizades na infância estimula o desenvolvimento de várias características importantes, além de reduzir a chance de a criança desenvolver comportamentos negativos. Confira algumas lições que os pequenos aprendem com as amizades:

A independência, com tudo o que ela traz: Conviver com amigos significa que nem sempre os pais estarão por perto para vigiar, e a criança começa a entender o conceito de liberdade, aprendendo a se virar sozinha, agir como quiser e tomar as próprias decisões. Porém, suas escolhas podem não ser aprovadas pelo resto do grupo ou pelos adultos que estiverem presentes, e a responsabilidade por essas escolhas também será só dela.

Ser amigo é ser gentil e se preocupar com o outro: Crianças bondosas e generosas são mais seguras. O altruísmo gerado naturalmente em uma amizade ajuda a criança a desenvolver bom comportamento e boas habilidades sociais, além de melhorar até a saúde física, uma vez que os baixos níveis de estresse deixam os batimentos cardíacos e o funcionamento do cérebro mais estáveis. Com isso, as crianças aprendem a reconhecer atos de gentileza e começam a criar empatia, permitindo uma relação mais saudável com grupos de colegas diferentes.

Amigos da escola: Boas amizades geradas e cultivadas na escola incentivam o desenvolvimento da cooperação, empatia e também ensinam a criança a lidar com pequenos conflitos e diferenças, o que fará com que ela conheça melhor os próprios limites, valores e emoções. Além disso, ter amiguinhos torna a experiência da escola muito mais divertida!

Incentivar a criatividade: Estando com outras crianças, o pequeno vai explorar a imaginação na hora de inventar novas histórias e brincadeiras. Esse aprendizado, se bem estimulado, será útil por toda a vida, já que vai ajudar a criança a sempre pensar em novas soluções para diferentes situações (inclusive as de conflito) e até mesmo a se comunicar melhor com os outros.

Aprender a dividir: Convivendo com os amiguinhos, a criança aprende, aos poucos, que todos querem brincar e cada um tem direito à sua vez de brincar com o brinquedo que todos adoram. Com isso, ela aprende a ceder, dividir e negociar por conta própria, por exemplo, para decidirem quem vai escolher a próxima brincadeira.


A importância de fazer parte de um grupo: Ter contato com outras pessoas de sua faixa etária permite construir a sensação de pertencimento e seu senso de comunidade, e isso é algo importante a ser levado para o resto da vida. Com amigos ao seu lado, vivendo as mesmas aventuras e aprendendo as mesmas lições no dia-a-dia, o pequeno não vai mais se sentir triste ou solitário, além de criar as melhores lembranças para compartilhar no futuro, quando tiver a própria família e quiser ensinar o valor da amizade aos próprios filhos.

Uma amizade verdadeira envolve muito mais do que apenas gostar da companhia de alguém: trata-se de companheirismo, saber ceder, confiar segredos, lidar com diferenças, resolver pequenos conflitos, é como compartilhar a própria vida com outra pessoa, permitindo que ela também compartilhe a sua, com todos os seus altos e baixos. Todas essas experiências são muito benéficas para o desenvolvimento das crianças, e, pensando bem, para os adultos também, né? Feliz Dia da Amizade a todos!