Notícias

Leitura Antes Do Nascimento

21 de Setembro de 2022

Por que devemos ler para os pequeninos desde a gravidez?

Você sabe que o contato com a leitura é super importante para as crianças desde antes da idade escolar, né? Ouvindo histórias, elas conhecem novos mundos, desenvolvem seu vocabulário e, muitas vezes, relaxam depois de um dia cheio de brincadeiras. Mas sabia que essa prática pode ser estimulada desde antes de o pequenino nascer? Vem com a gente para saber mais!

Aprendizados importantes!

Por volta do quinto mês de gravidez, o pequenino já consegue ouvir e ser estimulado pelos muitos sons do lado de fora da barriga da mamãe. Sabe o que isso significa? Isso mesmo, ele já ouve e reconhece a sua voz! Os “chutes” começam por esse tempo, como uma forma de ele responder aos sons que está ouvindo. É um período especial da gestação, a hora perfeita para a família estreitar os laços de comunicação com o novo bebê – e nada melhor do que a leitura para aproximar pais e filhos, né?

Olha só o que acontece quando você lê para ele:

·É a voz da mamãe!

Como já dissemos, essa habilidade recém-desenvolvida de reconhecer a nossa voz deve ser bem aproveitada para reforçar a união da família – principalmente com o pai, já que não tem uma ligação física com o filho. O importante aqui é a suavidade e equilíbrio da voz durante a leitura, que serve para acalmar e estimular ao mesmo tempo!

·Hábito saudável

Sim, o hábito de leitura pode começar a ser desenvolvido desde antes de a criança nascer, não é incrível? Tudo bem que, na barriga da mamãe, o pequenino está apenas ouvindo, mas acostumar ele a ouvir os pais lendo é o primeiro passo para desenvolver esse vínculo especial!

Assim, naturalmente, depois do nascimento, a criança vai sentir a necessidade de manter esse hábito, como uma rotina à qual já se acostumou (algo raro nesse mundão cheio de novidades!). Conforme vai crescendo, ela pode começar a participar do processo de leitura, por exemplo, manuseando o livro, segurando, virando as páginas, olhando as imagens com cada vez mais atenção, etc., o que ajuda a despertar sua imaginação e curiosidade desde bem cedo, além de facilitar o futuro processo de alfabetização.

Mas, afinal, o que ler para eles?

Durante a gravidez, o conteúdo do que você lê para os pequeninos não é tão importante. Você pode inclusive seguir suas leituras do cotidiano, como jornais, livros e revistas; o que importa de verdade aqui é a sua voz, então procure manter uma leitura bem cadenciada, com timbre bem suave e um tom mais melodioso, para que o pequenino passe a associar sua voz a algo calmo e confiável.

Sabemos que, à primeira vista, parece tempo perdido ler durante a gestação sabendo que a criança não vai compreender a leitura, mas, acredite: mesmo sem entender o que você está lendo, ela vai adorar! É quase como ouvir uma música em um idioma que não conhecemos: mesmo sem entender a letra, nós podemos reconhecer e gostar da música, e até nos emocionamos quando ela toca!

Entre os quatro meses e os dois anos de vida da criança, a leitura já pode contar com estímulos visuais e sensoriais, como figuras coloridas, texturas diferentes e até cheiros, que são um ótimo estímulo! Para ter os primeiros contatos com materiais de leitura, é recomendado oferecer aos pequenos livros de pano ou de plástico, que podem ir à boca sem problema.

A partir dos dois anos, a criança começa a falar, seu cérebro passa a assimilar muitas e muitas palavras novas, e aí o vocabulário contido na história passa a ser mais importante, assim como a coerência e a qualidade da leitura – esse é o caminho para formar um pequeno leitor, caminho que pode começar a ser construído antes de ele nascer!