Notícias

Dicas para estimular a criatividade da criançada

18 de Agosto de 2021

Por que é importante incentivar a criatividade?

Vários estudos indicam que crianças criativas são mais seguras, mais maduras emocionalmente, mais independentes e com maior facilidade na comunicação – habilidades que muitos têm dificuldade em desenvolver, mesmo adultos. Além disso, a criatividade bem trabalhada estimula a coragem, o raciocínio lógico, a empatia, a inovação, o autoconhecimento e até diminui os níveis de estresse, pois um cérebro criativo sempre vê uma solução olhando em volta!

Assim, separamos algumas dicas simples e valiosas para ajudar você a trabalhar a imaginação e a criatividade do seu filho de um jeito natural e divertido:

Faça a mesma coisa de maneiras diferentes: Lembra daquela brincadeira do aviãozinho na hora de comer? Então, essa mesma lógica, de cobrir coisas simples com o manto da fantasia, pode estimular a imaginação até dos maiorzinhos! Já pensou como as crianças iriam gostar de desenhar nas paredes com uma tinta lavável tendo a sua permissão para isso? Ou dormir ao contrário na cama uma vez só para ver como é? E que tal sentar pra desenhar embaixo da mesa ou na calçada, olhando o movimento da rua? Ou pensar em outras formas de brincar com o mesmo brinquedo? Ou andar de costas pela casa? Ou criar finais diferentes para os contos de fadas? A criatividade está em tornar coisas simples divertidas!

Sempre elogie a criatividade da criança: Para que as crianças continuem exercitando sua imaginação, elas precisam do seu feedback, precisam saber se você está gostando as novas ideias que elas estão tendo e as coisas que estão criando; sem o seu incentivo, começa a bater uma insegurança. Por isso, sempre ofereça elogios para suas criações, para que os pequenos se sintam capazes de inventar coisas cada vez mais incríveis, sabendo que terão o seu apoio.

Use desafios no cotidiano da criança para estimular sua curiosidade: Seu filho chegou aos seis anos e a brincadeira do aviãozinho não engana mais? Experimente pequenos desafios de lógica, competições amistosas e jogos de perguntas e respostas! Eles são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, e é uma ótima maneira de instigar a curiosidade das crianças, para que prestem mais atenção ao ambiente e reflitam sobre o mundo à sua volta, desenvolvendo suas próprias teorias.

Deixe a criança curtir um tempo livre: Os pequenos encaram as rotinas bem melhor do que nós, e essas regras são importante para o desenvolvimento deles, mas ter todos os horários programados, sem tempo livre, pode sobrecarregar a criança, que, aos poucos, vai reprimindo a criatividade ao se ver limitada pela agenda. Então, procure sempre deixar um tempo sem nenhuma programação, para que a criança se divirta do jeito que quiser – é nessa hora que a imaginação voa longe e a criatividade é estimulada!

Explore o poder do faz-de-conta: Tire um tempinho no seu dia para contar histórias ao seu filho. Podem ser aquelas histórias já conhecidas de personagens que vivem em mundos fantásticos, ou alguma história do folclore que você conheça, ou até alguma história engraçada da sua própria infância – o importante é usar algo que as crianças adoram para estimular sua imaginação. Depois disso, incentive o pequeno a explorar vários pontos da história por meio de brincadeiras, como fingir ser os personagens, construir os cenários com blocos, usar fantoches para contar a história para o resto da família, etc.

Incentive o contato com a arte: Até para nós, a arte é como uma porta de entrada para a imaginação; é um mundo livre onde podemos criar, transmitir ou ser quem quisermos, sem regras nem explicações. Esse contato é super importante para que cada um aprenda a desenvolver suas habilidades e individualidades, e por isso deve estar sempre presente na vida dos pequenos, afinal, são nos primeiros anos de vida que descobrimos nosso jeito próprio de ser, de conhecer as coisas e as pessoas, né? Vale a pena apostar nas tintas, lápis de cor, colagens, argila, fantoches e tudo o mais que a imaginação permitir!

Observe o que o pequeno gosta de fazer: Montar blocos, andar de bicicleta, jogar bola, dançar, assistir filmes, desenhar… Desde cedo, as crianças começam a desenvolver suas preferências, e, nesse momento, é fundamental que você incentive essas atividades para que elas possam explorar ao máximo seus hobbies, é assim que se desenvolvem naturalmente nossas habilidades naquilo que mais gostamos.

Permita-se fazer parte desse mundo!

É importante estimular a criatividade nas crianças, mas elas com certeza vão gostar muito mais se você entrar junto nessa brincadeira de imaginação! Esqueça um pouco das regras chatas dos adultos e conheça o mundinho do seu filho, com seus personagens coloridos e universos cheios de fantasia e diversão. Embarque junto com ele no navio dos piratas! Ajude a salvar as crianças no castelo da bruxa! Explore com ele a vida dos dinossauros e as criaturas do espaço! A criança precisa saber que usar a imaginação é algo bom e natural, e ninguém melhor do que você para mostrar isso a ela, né? Esse momento vai aprofundar a amizade entre vocês e ainda te ajuda a desestressar depois de um dia cheio no trabalho!