Notícias

Dia Mundial da Saúde: importância e cuidados

07 de Abril de 2021

Sobre o Dia Mundial da Saúde

Origem da data: O dia 07 de abril foi escolhido como Dia Mundial da Saúde em 1948, mesma data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada. A cada ano, um tema é escolhido para ser abordado nos diferentes eventos que marcam a data pelo mundo, e, em 2021, a discussão gira em torno da construção de um mundo mais justo e saudável.

Importância da data: O Dia Mundial da Saúde abrange vários temas que nos interessam diretamente, já que trata de formas de melhorar o mundo para as futuras gerações, ou seja, nossos filhos. A data visa conscientizar e educar a respeito de pontos importantes para a manutenção da saúde, e é uma ótima oportunidade para puxar o assunto com as crianças, que devem aprender, desde bem cedo, a importância desses cuidados.

Cuidados com a saúde no dia-a-dia

Estar em dia com a saúde vai muito além de “não estar doente”, já que trata-se, principalmente, de uma espécie de manutenção preventiva que devemos realizar em nós mesmos, justamente para evitar problemas futuros, inclusive envolvendo nossa saúde mental. Para isso, há vários hábitos que podemos adotar no dia-a-dia e ensinar aos pequenos:

Pratique atividades físicas, nem que seja uma caminhada de meia hora pelo seu bairro três vezes por semana.

Evite comparar sua vida com a de outras pessoas. Afastar-se um pouco das redes sociais é uma boa forma de evitar esse tipo de preocupação que faz tão mal.

Durma bem! A qualidade do sono é essencial para uma boa saúde.

Mantenha em dia sua higiene pessoal; isso inclui banhos caprichados, manutenção da saúde bucal com visitas frequentes ao dentista, manter as mãos sempre limpas, etc.

Evite situações que te causem estresse e adicione à sua rotina atividades que te façam bem.

Não tome remédios sem orientação médica. Muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais e intoxicações se não usados adequadamente.

Alimente-se bem. Opte sempre por refeições mais saudáveis, deixando de lado o excesso de gordura, açúcares e sais, por exemplo. Procure sempre incluir verduras, legumes e frutas nas suas refeições.

Cultive boas amizades e procure manter uma visão otimista sobre a vida.

Mantenha sua situação financeira sob controle.

Beba muita água. As recomendações de ingestão de água variam de uma pessoa para outra, mas beber pelo menos dois litros de água por dia é essencial.

Não faça uso de drogas ilícitas, e faça o possível para evitar o cigarro e o uso exagerado de bebidas alcoólicas.

Seja educado com as pessoas, contribua com causas sociais da sua cidade e trate bem todos à sua volta. Gentileza gera gentileza, e nossa saúde mental agradece!

Lembre-se sempre de que você é o modelo que seus filhos vão seguir, então cabe a você seguir esses pontos e ser o exemplo, ensinando na prática sobre a importância de se manter saudável, não só no Dia Mundial da Saúde!