Notícias

Dia dos Pais: A importância da figura paterna

08 de Agosto de 2021

Presença ativa na educação e formação das crianças

Muitas vezes, o pai é visto apenas como um ajudante na vida dos pequenos, mas sabemos que sua importância é muito maior. Porém, ao contrário da mãe, que se vincula naturalmente com os filhos desde a gravidez, para o homem esse relacionamento precisa ser construído aos poucos, partindo da consciência da paternidade até o desejo e responsabilidade de manter uma relação próxima e saudável com os filhos.

A presença e participação de uma figura paterna na rotina das famílias transmite aos pequenos a sensação de conforto e proteção, além de uma ideia de ambiente mais seguro para eles crescerem felizes – sem falar que a autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações, impor limites necessários, gerar confiança e independência.

Algumas funções importantes são desempenhadas especialmente pelos pais para o desenvolvimento das crianças, olha só:

O pai é um protetor: Como pai, você precisa fornecer proteção completa ao seu filho, oferecendo segurança contra qualquer dano ou perigo – e aí não estamos falando apenas de joelhos ralados, mas também de dificuldades nos estudos, problemas com outras crianças e incentivo constante. É importante que seu filho saiba que você está lá por ele, a qualquer hora e em qualquer lugar. Com essa segurança, a criança vai desenvolver mais sua confiança e adquirir estabilidade emocional, para crescer feliz em um ambiente mais amigável.

O pai é um grande amigo: Assumindo a função de um amigo, você tem mais chances de se aproximar e se comunicar com o seu filho, sem que ele perca o respeito por você. Ele deve se sentir confortável para compartilhar com você seus sentimentos, experiências, conquistas, dificuldades e pensamentos, e isso só acontece quando você consegue se conectar com ele. Ao desempenhar o papel de um amigo para todas as horas, você pode guiar seu filho na direção certa e saber mais sobre ele, podendo até desenvolver gostos e passatempos em comum.

  • Também como amigo, você pode e deve participar das brincadeiras com a criança, seja em uma partida de futebol, brincando de casinha, jogando videogame ou em uma tarde gostosa no cinema. É importante que vocês compartilhem momentos agradáveis juntos, isso vai fortalecer o vínculo emocional entre vocês, além de criar ótimas histórias e lembranças!
  • Além de ser amigo, você também pode ser o conselheiro, filósofo e guia do seu filho na jornada da vida. Diga a ele tudo o que você sabe, mostre tudo o que aprendeu, conte histórias que deixaram lições importantes para você ao longo dos anos. Esse vínculo vai tornar natural sua capacidade de sentir se algo está errado com seu filho, se ele precisa de algum tipo de ajuda ou incentivo.
  • O pai é um educador: É preciso ensinar os valores e princípios seguidos pela família para o seu filho, ajudando no desenvolvimento pessoal e social da criança. Ensine seu filho a encarar o mundo com otimismo para ser feliz na vida. Ensine-o a ser disciplinado, bem-educado e comportado para viver bem em sociedade. Ensine-o a ser corajoso para enfrentar os problemas e a usar a criatividade para resolvê-los sem entrar em pânico. E, se preciso, use sua autoridade (desde que de forma eficaz) para que esses ensinamentos tenham consequências positivas. Mais do que punições, você precisa ensinar pelo exemplo e recompensar o bom comportamento.

    O pai é um espelho: Geralmente, as crianças aprendem mais pelos exemplos do que pelas palavras, e, pode acreditar, elas estão sempre observando seu comportamento e fazendo anotações mentais de tudo que você diz e faz! Você já se deu conta do tamanho dessa influência e responsabilidade? É preciso ter cuidado na forma como se comporta, filtrar o que vai falar e agir exatamente de acordo com o que você gostaria que seu filho fizesse. Não é uma tarefa simples, mas a recompensa vale a pena!

    O relacionamento entre pais e filhos é o mais especial do mundo e merece ser celebrado todos os dias, mas quando entendemos melhor a função de cada um na família, percebemos que é incrível ter uma data reservada para reconhecermos esse valor.

    Curta esse momento com as pessoas que você ama!

    A equipe Milon deseja a todos um Feliz Dia dos Pais!!