Notícias

Dia das Crianças: o que é ser criança hoje?

12 de Outubro de 2020

Dia 12 de outubro é o dia favorito dos pequenos, um dia inteirinho dedicado a eles, perfeito para brincar muito e curtir a alegria simples de ser criança! Mas você já parou para pensar sobre como é ser criança nos dias de hoje? Essa reflexão é super importante para todos nós, responsáveis pela educação e pelo bem-estar da criançada.

Até pouco tempo atrás, as crianças eram vistas como seres totalmente dependentes e submissos aos pais, mas hoje já existe uma visão diferente: cada criança é única, dona de uma personalidade, talentos e opiniões próprias, um indivíduo que merece o mesmo valor, respeito e atenção de quaisquer outros.

Hoje, a verdade é que muitas crianças convivem menos com seus pais, que normalmente trabalham fora, e assim acabam crescendo mais “livres”, ativando seu protagonismo a partir do autoconhecimento e das responsabilidades que começam a assumir, seja com as próprias tarefas da escola, alguns afazeres simples da casa ou o cuidado com os irmãos mais novos.

A criança de hoje em dia já nasceu conectada à internet, tendo acesso a muitas informações o tempo todo. Isso significa que sua mente pode se desenvolver de várias formas diferentes, dependendo do conteúdo que ela consome online, e também significa que a criança vai entender e descobrir coisas que antes só conhecia bem mais tarde – portanto, vamos ficar de olho na forma como os pequenos usam as tecnologias, certo?

Nos dias de hoje, as crianças também são menos orientadas para resultados e mais para o bem-estar, fazerem o que gostam, darem o melhor de si independente de obterem vitórias ou não, diferente das gerações anteriores, onde a busca por status e reconhecimento era o centro de tudo, enquanto o bem-estar emocional era deixado de lado. Podemos aprender com os pequenos de hoje a diminuir a busca por quantidade e focar na qualidade, afinal, eles sabem que, acima de tudo, têm direito de serem felizes, e muitos adultos precisam reaprender essa verdade também.

A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje, e as crianças do século XXI são conscientes do seu direito a uma educação de qualidade, além de saúde, nutrição e a certeza de morar em um planeta vivo, que ofereça todos os recursos para elas se desenvolverem e alcançarem todo o seu potencial. Cabe a nós, adultos, orientá-las e dar apoio nessa jornada, mas nunca diminuindo sua individualidade, pois é disso que os pequenos mais se orgulham: de serem únicos!

Aproveite o Dia das Crianças para passar um tempo de qualidade com seus filhos! Há quanto tempo vocês não brincam juntos? E aquele projeto que vocês começaram juntos, mas não terminaram? E aquela sessão de cinema em casa, com muita pipoca e diversão, que tal? Dedique parte do seu tempo livre a conhecer melhor os pequenos, o que pensam, do que gostam, as coisas que conhecem... você pode se surpreender, e a troca de conhecimento será uma experiência rica para todos!

Feliz Dia das Crianças!