Notícias

Dia da Gestante!

15 de Agosto de 2023

No dia 15 de agosto, celebramos o Dia da Gestante, data criada para exaltar esse período tão especial na vida de uma mulher! A gravidez pode ser assustadora e trazer à tona muitas das nossas inseguranças, por isso listamos várias dicas para as mamães curtirem ao máximo cada momento dessa experiência.

Vem com a gente se preparar para essa fase tão especial!

Crie um plano de parto

Um evento tão importante deve ser planejado com muito cuidado, junto com seus médicos e com as pessoas que estão sempre com você. O médico vai oferecer várias escolhas para a hora do parto e você já pode pensar em tudo o que precisa levar para o hospital, quem vai te acompanhar etc. Além de ser uma organização fundamental, ainda vai manter sua mente trabalhando, focada e pensando adiante.

A ida à Maternidade:

Sabemos que a vontade é de levar mil coisas para a hora do parto, mas pense em todo o trabalho de logística, espaço que você terá e o que realmente vai usar, considerando que provavelmente não vai ficar mais do que três dias no hospital, então, foco no essencial!

Para você, pense em ter roupas mais confortáveis para usar no pós-parto, considerando que você vai precisar andar pelo quarto, ir ao banheiro, dormir, tudo isso além das atividades voltadas ao pequenino, inclusive já avalie roupas que lhe permitam amamentar de forma mais prática. Para ele, também é bom que o enxoval seja prático e simples. Evite as roupas cheias de babados, que sejam muito difíceis de colocar ou tirar e que possam atrapalhar esses primeiros momentos (lembre-se de que serão suas primeiras horas como mãe!).

Seu bebê vai nascer no inverno ou no verão? Esse é um ponto bem importante para montar a malinha, pois os recém-nascidos precisam estar superconfortáveis. Dê preferência para peças de algodão que tem um toque mais suave e, avalie o conforto térmico também, para que estejam bem agasalhados. mas sem exageros com peças bem aquecidos do que os bebês em geral, mas agasalhar muito seu filho também pode deixá-lo desconfortável. o ideal é investir em roupas que mantenham o pequeno quentinho, mas confortável, afinal, ele ainda está se adaptando a esse novo mundo. Se o nascimento acontecer no frio, dê preferência para roupinhas de lã e plush, que são mais quentinhas. Não esqueça das meias, toucas e cobertinhas que podem ajudar muito! Já se o parto acontecer nos meses mais quentes, você pode optar por roupinhas de malha, que são mais fininhas.

O ideal é que você prepare a sua malinha e a do bebê com, pelo menos, dois meses de antecedência do parto, assim você consegue deixar tudo organizado, lavado, higienizado e prontinho para ser usado, além de evitar a correria caso o pequenino resolva chegar antes da hora!

Não desista de amamentar!

Muitas mulheres têm uma visão meio romântica sobre essa fase, mas é importante saber que o ato de amamentar, apesar de ser uma das coisas mais lindas da natureza, é um processo cansativo e as vezes doloroso, no início. A amamentação é uma experiência única para cada mamãe e bebê e, cabe a você se esforçar ao máximo para que a amamentação ocorra, pois o leite materno trazer muitos benefícios e nutrientes para o bebê fortalece ainda mais o vínculo entre vocês;

Pedir ajuda não é vergonha!

Você não precisa dar conta de tudo sozinha! É importante ter uma rede de apoio forte durante a gravidez, e com certeza muitas pessoas vão ter o maior prazer em te auxiliar com o que for preciso.

Ser mãe não é uma tarefa fácil, e você não vai acertar tudo na primeira vez – mas, como tudo na vida, a maternidade tem seu processo natural de aprendizado, então apenas reconheça seus erros e siga em frente. Se preferir, você pode conversar com mães mais experientes ou entrar em grupos de apoio para se sentir mais segura;

Nada de comparações!

Cada bebê é único, e cada mãe tem seu próprio ritmo e estilo de maternidade. Evite comparações e confie que você está fazendo o melhor que pode para o seu filho. Por mais que você peça conselhos, lembre-se: nem sempre o que é bom para outra pessoa vai ser bom para você. Por isso, é importante saber quando seguir o seu próprio caminho.

Lembre-se de que o seu corpo é só seu, ele nunca será como o de outra pessoa, e tem nove meses de transformação pela frente. É normal engordar alguns quilos, inchar, perder alguns fios de cabelo ou ficar muito cansada, então evite se cobrar demais nesse período em que você se torna uma casa para receber outro ser.

Aprenda algumas técnicas para acalmar o bebê

Os bebês são todos diferentes uns dos outros e gostam de coisas diferentes, mas uma massagem suave é unânime e pode ser uma maneira eficaz de acalmar o seu pequenino e confortá-lo quando ele estiver nervoso. Utilize uma loção especial para bebês, coloque em suas mãos e esfregue rapidamente para aquecer um pouco com o calor do seu corpo, comece a massagem na testa do bebê, trabalhe para baixo ao longo do nariz, bochechas e queixo, terminando no pescoço dele.

Outra maneira de acalmar o seu bebê novo é mantê-lo perto de você em um pano porta-bebê enquanto você faz as coisas da casa.

Lembretes para toda Mamãe:

    ·Leve a sério o acompanhamento médico: Com uma rede de apoio forte, a futura mamãe pode até pensar que as orientações médicas são dispensáveis, mas é preciso considerar que a primeira gestação é um período novo e complicado para o seu corpo e mente, e o acompanhamento profissional é essencial para você e para o bebê. Tenha paciência, faça todas as consultas e exames necessários e aproveite de forma mais tranquila essa fase linda evitar problemas no futuro!

    ·Confie em seus instintos: Lembre-se de que você conhece melhor o seu bebê. Confie em seus instintos maternos e siga o que parece certo para você e para o seu filho. Aproveite a explosão de sensações que você está vivendo e confie no seu sexto sentido feminino, aquele sentimento comum da mulher que ajuda a tomar qualquer decisão com cuidado.

    ·Descanse sempre que possível: A maternidade pode ser cansativa, por isso é importante descansar sempre que tiver a oportunidade. Tire cochilos curtos quando o bebê dormir e peça ajuda a familiares e amigos quando necessário.

    ·Cuide de si mesma: Tire um tempo para relaxar, fazer coisas que gosta, assistir um episódio da sua série preferida e manter-se saudável. Uma mãe feliz e saudável é essencial para cuidar bem do bebê; se você não conseguir ter alguns momentos só seus de tranquilidade pode acabar sobrecarregada e até com a imunidade prejudicada, facilitando algumas doenças como gripe ou resfriados.

    ·Aproveite os momentos especiais: A infância passa rapidamente, por isso tente aproveitar cada momento especial com seu bebê. Tire fotos, registre memórias e celebre todas as conquistas do seu filho.

    ·Aprenda a interpretar os sinais do bebê: Os bebês se comunicam através de choro e expressões faciais. Com o tempo, você vai aprender a interpretar os sinais do seu filho e entender suas necessidades, basta ficar atenta!

Ufa! São muitas coisas, não são? A gestação é uma jornada tanto física e emocional, cheia de desafios, mas nada se compara ao quão gratificante é testemunhar o crescimento de uma nova vida, sentir cada chutinho como uma sinfonia de amor e antecipar o momento mágico em que finalmente seguraremos nossos pequenos braços.

Nesse dia da Gestante queremos celebrar não apenas a beleza da maternidade, mas também a força, a resiliência e o amor que as gestantes carregam consigo enquanto trilham esse caminho único.

Feliz dia da Gestante!