Notícias

Curiosidades Sobre o Sono do Bebê

28 de Setembro de 2022

Fatos curiosos sobre o sono dos bebês

A chegada de um bebê na família representa um período de transformação e aprendizado para todos, pois os pequeninos ainda estão se adaptando ao mundo, às pessoas e ambientes. Um dos temas mais estranhos para nós diz respeito ao sono dos recém-nascidos, que funciona sob regras totalmente diferentes do nosso.

Listamos algumas curiosidades sobre o sono dos bebês, para você saber mais sobre esse momento tão importante para o crescimento da criança. Olha só:

·Sonecas

Os bebês têm ciclos de sono mais curtos do que os nossos. Eles mudam do sono leve (conhecido como REM) para o sono profundo (conhecido como NREM) a cada 50-60 minutos. Os períodos são mais curtos porque os pequeninos tendem a acordar durante a fase REM. Depois disso, alguns conseguem voltar a dormir sozinhos, enquanto outros precisam ser reconduzidos ao sono.

·Por que alguns bebês parecem sorrir enquanto dormem?


Quando o bebê está na fase do sono leve, ele normalmente se mexe muito e pode emitir algum som. Depois desse período, chega a fase de sono profundo, em que a criança permanece parada. Depois, há uma fase mais profunda ainda, em que você pode até mexer no bebê sem que ele acorde. Ao final de todos essas estágios, há o REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos) em que o pequenino pode, sim, sorrir, chorar ou até fazer movimentos de sucção. Esse é um período de grande atividade cerebral, onde costumam acontecer os sonhos, fundamental para o desenvolvimento das crianças.

·(Quase) Sempre alertas

Só porque o pequeno está com os olhos fechados, não significa que esteja em um sono profundo! Sinais como olhos vibrando, corpo flexionado ou a respiração irregular podem indicar que o bebê ainda está em fase REM (sono leve). Assim, procure sempre ter certeza de que seu pequenino esteja em sono profundo antes de colocá-lo no berço, isso reduz as chances de ele acabar acordando no meio do caminho.

·Escuro = hora de dormir

Sim, é importante para o pequenino se acostumar a dormir no escuro. Aproveitar a luz do dia e evitar luzes fortes à noite vai ajudar seu bebê a distinguir entre o dia e a noite, além de aproveitar melhor cada período. Mais tarde, esse hábito também pode ajudar a regular a produção de melatonina, o hormônio indutor do sono liberado naturalmente pelo nosso corpo, ou seja, é uma lição aprendida na primeira infância que fará bem por toda a vida!

·Respiração oscilando: devo me preocupar?


Talvez você já tenha reparado que a respiração das crianças oscila durante o sono. Isso acontece porque o ritmo respiratório do recém-nascido é irregular, inclusive quando ele está acordado, e, quanto mais novo ele for, mais essa característica ficará evidente. Esse comportamento é considerado normal até que a criança complete o primeiro ano de vida, quando a tendência é a respiração se estabilizar.

·Por que tão leve?

Sim, existe uma razão simples que justifica o sono super leve dos pequeninos: nos primeiros meses, o sono mais leve permite que a fome acorde o bebê para que ele seja alimentado conforme necessita. Isso ajuda no desenvolvimento da criança seguindo as regras criadas pelo seu próprio organismo, cabendo a nós apenas segui-las.

·Soninho chama soninho!

Pois é, sabemos que há um incômodo com os horários pouco convencionais de os pequenos dormirem, mas não adianta tentar privar seu bebê do sono durante o dia para fazê-lo dormir melhor à noite. Pelo contrário – um bebê que está bem descansado, vai dormir mais facilmente e melhor à noite do que um bebê exausto e irritado pela falta de sono ao longo do dia.

·Por que ele acorda chorando?

Talvez você já tenha se assustado ou se preocupado ao notar que o pequenino acordou chorando, mas isso pode ocorrer naturalmente por dois motivos: ou a criança teve um dia conturbado, mais agitado do que o normal e que refletiu na qualidade do seu sono, ou o pequeno simplesmente acordou precisando de alimentação ou da sua atenção e carinho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características únicas do sono do seu recém-nascido, basta ter paciência e muito amor para passar por essa fase com tranquilidade!