Notícias

Você sabia? Dia 21 de maio é o Dia do Afilhado!

21 de Maio de 2021

Será que sou uma boa dinda(o)?

Quando se trata da educação, amparo e auxílio na formação dos valores de uma criança, não existe um manual prontinho, mas separamos alguns tópicos com atitudes que os padrinhos podem assumir para criar um relacionamento saudável com o afilhado, estabelecendo com a criança um laço profundo de amizade e parceria, que facilita a interação nos momentos difíceis e proporcionará as melhores lembranças!

Esteja presente: Mesmo que vocês morem longe ou não possam se ver o tempo todo, é importante para a criança saber que pode contar com você a qualquer momento, mesmo que seja por uma ligação ou chamada de vídeo.

Promova união nas famílias: Procure acolher seu afilhado na sua casa de vez em quando, deixando-o se sentir à vontade na sua família; depois, passe um tempinho na casa dele, ele vai adorar! Lembre-se de tratar com carinho os irmãos do seu afilhado, para que não fiquem com ciúmes.

Mostre coisas novas ao pequeno: Pode ser que os pais da criança não gostem de comida árabe, e por isso ela nunca experimentou. Uma forma divertida de criar laços com o afilhado é ser aquela pessoa inspiradora que sempre chega com uma ideia diferente, apresentando as novidades mais bacanas, lugares novos e pequenas aventuras que nenhum dos dois vai esquecer.

Você é o exemplo: É sua missão ser um bom exemplo para o pequeno, ser uma boa pessoa, com bons valores morais e éticos, um bom profissional, bom amigo, bom pai ou mãe, etc. As crianças se inspiram muito nos adultos próximos a elas.

Conheça bem seu afilhado: Dedique um tempo a saber do que seu afilhadinho gosta, os personagens favoritos, o time que torce, o que mais gosta de comer e lugares que gosta de ir, por exemplo. Passar um tempo brincando juntos é uma ótima forma de descobrir essas coisas sem precisar fazer um questionário, além de ser um momento divertido só entre vocês. Saber as preferências do afilhado ajuda, inclusive, na hora de presentear!

Cuidado para não mimar demais: Mesmo criando laços de amizade com o afilhado, lembre-se de que você assumiu um compromisso, antes de tudo, com os pais da criança, e cabe a você ajudá-los na formação do pequeno, mas sempre respeitando os limites impostos por eles.

Assuma com orgulho seu compromisso: Quando você aceita ser madrinha ou padrinho, não está assumindo apenas a função de dar presentes nas datas importantes; você se torna responsável pela criação e desenvolvimento do seu afilhado, e isso é uma grande honra.

Compartilhe sua vida com o afilhado: Ofereça ao seu afilhadinho informações sobre a sua vida, sua família, sua rotina e também suas experiências e conhecimentos. Você deve ser para ele uma fonte segura de informações e um bom amigo para confidências, assim como os pais. Logo verá que a criança vai começar a contar tudo para você, até aquelas travessuras que a mamãe não pode saber!

Celebre junto: Procure estar presente em todos os momentos importantes, desde o aniversário até a final do campeonato de vôlei da escola. Dar uma passadinha para visitar durante a Páscoa e o Natal também é importante, mesmo que você tenha outros planos e não possa passar o dia todo com o pequeno. Para compensar algum momento em que você precisou estar ausente, que tal promover atividades juntos nas férias, como ir à praia, cinema ou outra coisa divertida?

Se você tem um ou mais afilhados queridos, que tal aproveitar a data de hoje para dedicar um tempinho a eles? Se puder, faça uma visita rapidinha, leve seu sorriso e um chocolatinho simples só para marcar a data especial. Se não for possível, mande mensagem, ligue, converse, estimule a criança a se abrir com você sobre o que a incomoda e o que a faz feliz todos os dias, demonstre paciência e mostre todo o seu carinho – seja você o presente nesse Dia do Afilhado!