Notícias

Todos os mundos sem sair do sofá: a importância de incentivar o hábito da leitura

12 de Maio de 2021

Gostar de livros antes de aprender a ler

A infância é a melhor época para ensinar bons hábitos, e, quanto antes a criança criar uma relação de carinho com a leitura, melhor – mesmo que ela ainda não esteja em idade escolar!

Fantásticas, coloridas e divertidas, as historinhas dos livros infantis despertam verdadeiro fascínio nas crianças pequenas, assim como os gibis, com seus personagens em poses engraçadas e muitos desenhos interessantes que ajudam a contar as histórias.

Mesmo sem conseguir ler uma história, a criança começa a desfrutar do momento de afeto compartilhado enquanto você lê para ela, além de se encantar com o som da sua voz, a formação das palavras e a forma como você imita os personagens.

Logo ela vai querer folhear o livro por si mesma e começar a identificar as figuras e a evolução da narrativa, desenvolvendo sua imaginação e pensamento lógico, além de criar uma curiosidade gostosa sobre a habilidade de ler.

Quando a hora de aprender a ler finalmente chegar, será para o seu pequeno um momento de muita alegria e realização!

Benefícios da leitura na fase escolar

Interpretação de texto: Na vida adulta, é na hora de interpretar textos que podemos perceber quem teve mais ou menos contato com a leitura na infância, e a realidade atual é que muitos brasileiros apresentam grande dificuldade nessa área. Com o hábito de ler sempre estimulado e com toda a bagagem acumulada com a leitura ao longo do tempo, a criança aprende de forma natural a interpretar melhor o que lê, sem perder palavras difíceis ou se confundir com pontuação, por exemplo, além de desenvolver um senso crítico bem afiado.

Conhecimento: A leitura na idade escolar é, principalmente, uma forma divertida de aprendizagem, rompendo as fronteiras da sala de aula e permitindo que os alunos conheçam muitos mundos, realidades e conhecimentos que serão úteis em toda a vida, formando a base do seu futuro pessoal e profissional.

Vocabulário: Ter um vocabulário mais rico e diversificado é um dos grandes benefícios da leitura para as crianças. Encontrando e buscando o significado das palavras novas durante a leitura, ela já aprende a forma correta de escrevê-las e o contexto no qual elas podem ser usadas, enriquecendo também a sua habilidade de escrita.

Criatividade: Esse benefício tende a acompanhar a criança pelo resto da vida, tornando-se mais forte conforme a quantidade de conhecimento adquirida. A literatura incentiva a imaginação e instiga a criança a criar suas próprias histórias a partir da original, além de aplicar as experiências e conhecimentos da história em vários momentos da vida.

Não ignore os livros digitais!

Sabemos que a ideia de incentivar a leitura envolve todo o processo de folhear o livro, sentir aquele cheirinho gostoso de livro novo, ter o livro exposto em uma estante, etc., mas não é por isso que a leitura digital é menos recomendada – pelo contrário, ela é o complemento perfeito para a experiência de leitura “manual”.