Notícias

Sinais da Necessidade de Uso de Óculos na Infância

27 de Abril de 2022

Será que meu filho precisa de óculos?

O número de crianças em idade escolar que desenvolvem algum problema de visão está aumentando, e nem sempre os pequenos conseguem entender ou explicar o que está diferente, né? Assim, cabe aos pais identificar os sinais da necessidade do uso de óculos e tomar as medidas necessárias. O post de hoje traz algumas orientações sobre esse tema tão importante!

Por que a visão das crianças está piorando?

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em um estudo de 2016, cerca de 20% das crianças em idade escolar têm algum problema de visão. Até 2012, esse número era de 12%. E aí, dá para imaginar o motivo desse aumento tão grande em tão pouco tempo? Isso mesmo, a piora na visão dos pequenos é um reflexo do mau uso das telas!

A tecnologia é incrível, fascinante, e não devemos privar nossos filhos de todo o conhecimento e diversão que eles podem acessar por meio das telinhas – mas tudo tem limite, né? É importante manter o equilíbrio e o bom senso, criar regras e horários sobre o uso dos aparelhos eletrônicos para não estressar a visão, e, ainda assim, estar sempre de olho. Se você perceber que a criança precisa chegar muito perto da tela para enxergar ou está com dificuldade em identificar os elementos, esse é o primeiro sinal de alerta!

Além desse motivo principal, alguns outros números também chamam a atenção: 80% das crianças antes do ensino fundamental nunca fizeram um exame oftalmológico. E, já na escola, 57% dos pequenos que têm alguma doença de visão são considerados apenas como “desatentos”. Ou seja, para não haver confusão com o diagnóstico – como o TDAH ou crises de enxaquecas, por exemplo –, a visita ao médico especialista é fundamental, devendo sempre ser considerada pelos pais e também orientada pela própria escola.

Ah! Seu pequeno não precisa ter medo: a consulta para avaliação da visão não dói nada!

Sinais de que a criança precisa usar óculos

A consulta com oftalmologista para verificar a eficiência da visão é recomendada para todas as pessoas, crianças e adultos – mas, se você observar esses sintomas no comportamento e ações do seu pequeno, significa que a consulta é mais urgente e ele talvez precise de óculos:

Até os dois anos de idade:

* Falta de interesse pelo ambiente e pelas pessoas

* Muita sensibilidade à luz;

* Pupila branca nas fotos com flash: esse sinal chama-se leucocoria e pode indicar a presença de catarata ou algum tumor ocular;

* Incapacidade de focar objetos após os 4 meses;

* Olhos vermelhos e/ou com alguma secreção;

* Lacrimejar demais e com muita frequência;

Depois dos dois anos de idade:

* Dores frequentes nos olhos e na cabeça, principalmente na região frontal da cabeça, ou seja, na testa;

* Dificuldades na alfabetização e baixo desempenho na escola;

* Esfregar os olhos com frequência;

* Forçar os olhos para enxergar, apertando um pouco ou tampando um dos olhos com a mão quando quer muito ver algo;

* Dificuldades para ler, principalmente quando já está alfabetizado e, mesmo assim, usa um dedo para guiar o controle das palavras e linhas;

* Aproximar muito dos olhos os textos ou telas para conseguir ler e enxergar. Essa vale para a criança que se senta muito perto da televisão ou computador e também para quem precisa levar o celular ou tablet para bem pertinho dos olhos;

* Ter a reação automática de fechar muito os olhos em lugares mais iluminados;

* Andar olhando para o chão, com a cabeça muito baixa ou cair a todo momento;

* Virar ou inclinar a cabeça para um dos lados;

* Ter frequentemente os olhos virados para o nariz ou para as orelhas;

* Dificuldade para reconhecer pessoas olhando de longe;

* Bater o rosto e o corpo em portas e paredes com frequência;

* Não conseguir enxergar objetos muito pequenos;

* Evitar atividades esportivas ou brincadeiras que exijam enxergar à longa distância.

Ah, existe ainda uma “herança genética”. Ou seja, se pelo menos um dos pais da criança tiver problemas de visão, a chance de o pequeno desenvolver problemas semelhantes é bem maior, e é importante ficar atento desde bem cedo, realizando exames e acompanhamento médico assim que possível.

Sim, ele precisa de óculos! E agora?

Primeiramente, saiba que não existe uma idade mínima para o uso de óculos, então não se preocupe se a criança ainda não estiver em idade escolar, por exemplo. E também é importante frisar que apenas o médico oftalmologista pode definir essa necessidade, depois de realizar vários exames, e receitar os óculos perfeitos para o seu pequeno.

Quanto ao papel dos pais, sabemos que o impulso natural é sentir pena pela condição visual de nossos filhos – mas nosso papel aqui é incentivar!

Tranquilize a criança dizendo que, hoje em dia, muitas crianças e adultos usam óculos, inclusive atletas, influenciadores, personagens e celebridades – é quase como uma tendência de moda! Leve o pequeno para escolher uma armação bem bonita na sua cor favorita e indique todos os cuidados que deve ter com o novo acessório, ao limpar, guardar e manusear. Deixar a criança responsável por cuidar de algo tão importante vai passar a ela um voto de confiança, podendo inclusive contribuir para o seu melhor desenvolvimento.

Nunca se esqueça de que o cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário e não-restrito às crianças, afinal, estamos todos cercados por telas e luzes contrastantes, então é importante estar atento a qualquer alteração, além de consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. O exemplo é sempre a melhor lição que podemos ensinar aos nossos pequenos!