Notícias

Saiba mais sobre o sono dos pequeninos!

19 de Agosto de 2020

Muitas crianças têm dificuldades na hora de dormir, e, às vezes, isso acontece desde a primeira infância. Lidar com essas complicações nem sempre é fácil, mas também não é impossível, e o post de hoje vai ajudar você a entender melhor o sono do seu pequeno, proporcionando a todos noites de descanso mais tranquilas!

O sono das crianças é diferente do nosso

Os bebês têm um sono polifásico, ou seja, mais curto que o dos adultos, e é por isso que dormem e acordam em horários que, para nós, são estranhos. Não tem como prever exatamente quando essa fase vai passar, afinal, mesmo que ele durma bem, alguns acontecimentos podem alterar o seu sono, como saltos de desenvolvimento, eventos estressantes ou mudanças na rotina.

Nos primeiros três meses, o bebê vive uma relação quase que totalmente dependente da mãe, e nenhuma intervenção no sono é recomendada. Vale ninar, dormir no peito e embalar. Por volta dos cinco, dá para começar a estimular a independência do pequenino, mas aos poucos e com muita paciência!

O que temos em comum com eles é a diferença de ritmo: alguns são mais dorminhocos, outros mais ativos; os pais percebem isso rapidamente e é sua função respeitar e se adaptar ao ritmo dos pequenos.

A higiene do sono

Desde os seis meses do bebê, mais ou menos, os pais podem começar a colocar em prática a higiene do sono, um conjunto de medidas para ajudar os pequeninos a dormirem melhor.

A regra de ouro é que você estabeleça um ritual para relaxar o bebê antes de ir para a cama. Vale dar um banho quentinho (se a criança não ficar agitada depois), reduzir os barulhos e as luzes da casa, incluindo televisão, celular e jogos eletrônicos, fazer massagens, cantar, oferecer chás de camomila a partir dos seis meses e fazer brincadeiras com pouca movimentação e muita proximidade, tudo para transmitir segurança e incentivar as crianças a terem um sono com mais qualidade.

Independente das atividades escolhidas, o mais importante é que elas se tornem uma rotina e aconteçam sempre no mesmo horário. Exceções, como os pais que trabalham tarde e acabam atrasando o sono dos filhos, podem custar a quebra do padrão e prejudicar o sono dos pequenos, assim como um cotidiano estressante ou agitado demais também vai dificultar o processo de desaceleração da criança quando precisa se acalmar para dormir.

Esse ritual de sono pode ser mantido durante a infância, acrescentando momentos de carinho, higiene pessoal e leitura de histórias, conforme a criança for crescendo. Acalmar o corpo e a mente aos poucos é o segredo para um sono mais tranquilo, e essa regra serve inclusive para os adultos!

Como o padrão de sono muda no decorrer da infância e depende de fatores ambientais, comportamentais e de saúde, a função dos pais é se manterem atentos a essas mudanças, adequando o que for preciso com paciência e naturalidade, para que a qualidade do sono da criança não se perca com o tempo e, assim, todos possam ter uma vida mais saudável e feliz!