Notícias

Saiba mais sobre o Dia das Crianças!

12 de Outubro de 2021

Confira algumas curiosidades sobre a origem da data e como ela é comemorada pelo mundo:

  • Por que o Dia das Crianças é em 12 de outubro no Brasil?
  • Para entender melhor a origem dessa data, precisamos voltar quase um século no tempo!

    Em 12 de outubro de 1923, quando o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil, o país sediou um evento conhecido como Congresso Sul-Americano da Criança, onde foram discutidas várias questões sobre saúde, educação e outros temas importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Um político da época notou que a população gostou de levar essas discussões para o dia a dia e criou uma lei propondo que 12 de outubro seria o Dia das Crianças no Brasil.

    Mas a data custou a pegar, porque, naquela época, as crianças ainda eram vistas como totalmente submissas aos pais, apenas “pequenos adultos”, sem muita voz ou vontades, então a celebração era um pouco tímida; não havia feriado, nem presentes, e ninguém se importava muito.

    Só nos anos 1950, uma grande campanha de marketing criou o Dia das Crianças como conhecemos hoje, com a “Semana do Bebê Robusto”, um concurso onde os clientes eram convidados a enviarem fotos dos seus filhos, e a melhor foto seria premiada com dinheiro e publicidade!

    Com o tempo, outras empresas gostaram da ideia de ter um período focado nas crianças, e logo a “Semana do Bebê Robusto” se tornou “Semana da Criança” para muitas marcas. Desde então, todo brasileiro sabe: dia 12 de outubro é dia de presentear e valorizar as crianças!

    Curiosidade: o feriado de 12 de outubro não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A data foi criada em 1980 por causa de Nossa Senhora Aparecida, a santa católica considerada padroeira do Brasil. A data é apenas uma coincidência mesmo!

  • Sabia que existe um Dia Universal das Crianças?
  • Isso mesmo! No Brasil, a data é celebrada em 12 de outubro, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Universal das Crianças. Essa data foi escolhida por conta de um marco histórico, já que em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.

  • Um Dia das Crianças para os meninos e outro para as meninas?
  • Sim! No Japão, a comemoração é assim: dia 03 de março para as meninas e dia 05 de maio para os meninos. Bem curioso, né?

    Datas diferentes para as crianças ao redor do mundo

    Além do Japão, vários países celebram o Dia das Crianças em datas bem diferentes. Olha só:

    Alemanha – 20 de setembro

    Argentina – 2º domingo de agosto

    Austrália – 4ª quarta-feira de outubro

    Canadá – 20 de novembro

    China – 1 de junho

    Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)

    França – 20 de novembro

    México – 30 de abril

    Portugal – 1 de junho

    Uma curiosidade legal é que o Dia das Crianças na Argentina cai na mesma data em que celebramos o Dia dos Pais aqui no Brasil, mostrando como podem ser diferentes as culturas de dois países tão próximos!

  • Como escolher o presente perfeito?
  • Chegamos na grande questão para os pais, afinal, agradar os pequenos nem sempre é uma tarefa fácil, né?

    Antes de qualquer coisa, os presentes das crianças devem oferecer segurança e serem adequados para a faixa etária do pequeno. Resolvida essa parte, sempre vale a aposta em presentes criativos, divertidos, personalizados, coloridos e interativos!

    Brinquedos, livros de histórias, aquele game novo para jogar com os amiguinhos, um lookinho da nova coleção Milon, uma programação especial com atividades dentro de casa, um passeio divertido para conhecer os brinquedos novos do parque e até objetos decorativos que formam coleções incríveis podem agradar bastante à criançada – mas a dica de ouro é observar os gostos do seu filho, conhecer bem as preferências da criança e respeitar sua personalidade, afinal, o importante ao presentear é fazer a outra pessoa feliz, né?

    Aproveite o dia para passar um tempo de qualidade com os pequenos! Deixe que eles ditem o rumo das atividades, passeios e brincadeiras que mais gostam e permita-se pensar como uma criança pelo menos nessa data, deixando um pouco de lado as preocupações da vida adulta.

    A habilidade das crianças de viverem intensamente as descobertas mais simples e enxergarem o mundo com os óculos coloridos da imaginação é o que mais nos encanta, e é algo que merece ser celebrado e incentivado todos os dias!

    Feliz Dia das Crianças!