Notícias

Saiba mais sobre a origem do Dia das Mães!

09 de Maio de 2021

A origem das homenagens às mães

Antes de tudo, um esclarecimento: historiadores afirmam que, desde a Grécia e Roma antigas, já haviam celebrações criadas para homenagear as mães nas figuras das deusas que aqueles povos cultuavam. Mas o Dia das Mães como conhecemos hoje surgiu mesmo nos Estados Unidos, no começo do século XX.

A ativista social Ann Jarvis tornou-se conhecida pelo trabalho realizado em prol de melhores condições de vida para as mães da sua comunidade, principalmente durante a Guerra Civil Americana. Ela fundou uma instituição chamada Mother’s Day Work Clubs, onde prestava auxílio às famílias necessitadas das cidades vizinhas e, também as orientava para que tivessem uma melhor situação de vida, saúde e condição sanitária, evitando muitas doenças.

Durante a Guerra Civil, Ann Jarvis prestava socorro a soldados feridos dos dois lados da batalha, e, quando a guerra terminou, ela criou um clube para unir as famílias de soldados que lutaram em lados opostos, buscando uma convivência pacífica entre elas. Assim, com a ajuda de outras mães, foi criado o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar a paz!

Assim, o Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. Quando ela faleceu, sua filha Anna Jarvis conseguiu, com apoio popular e de comerciantes, tornar o Dia das Mães uma data comemorativa, que logo ganhou a simpatia de todo o mundo e chegou também ao Brasil.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, por meio de documento assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Ficou determinado que o segundo domingo de maio seria a data nacional para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Em vez de comprar, que tal fazer um presente?

A celebração do Dia das Mães é hoje uma das datas mais importantes do ano, perdendo apenas para o Natal como data comercial mais lucrativa – e não é para menos, né? Toda mãe merece um carinho, um abraço e, também um presentinho especial no dia dedicado a ela! E, para tornar esse momento de troca ainda mais especial, que tal sair do lugar-comum e convidar as crianças para que elas mesmas criem o presente do Dia das Mães?

Em casa e sem gastar quase nada, vocês podem confeccionar mimos lindos, como cartões, aventais personalizados, prendedores decorados, flores de papel ou outros materiais pintados com cores bem bonitas, porta-retratos... na internet, há muitos tutoriais do tipo “Faça você mesmo” com ideias que os pequenos vão adorar!

Além de a mamãe ganhar um presente totalmente personalizado e cheinho de amor, será uma oportunidade divertida de entreter as crianças e ensinar valores como a perseverança, a sensação de satisfação e o valor emocional acima do preço.

Considerando cada abraço, cada puxão de orelha necessário, cada dose de incentivo e tudo o mais que elas já fizeram por nós, vamos concordar que Dia das Mães deveria ser todo dia, né? Mas a ideia de ter uma data especial todinha dedicada a ela também nos enche de alegria; por isso desejamos a todas as mamães o melhor dia do mundo, assim como vocês têm por nós o maior amor do mundo! Feliz Dia das Mães!