Notícias

Saiba mais: Dia do Amigo

20 de Julho de 2021

Como surgiu a ideia de celebrar a amizade?

A data foi celebrada pela primeira vez em Buenos Aires (Argentina), em 1999, por iniciativa do professor e médico Enrique Ernesto Febbraro. Ele teve essa inspiração por causa da chegada do homem à lua, que aconteceu em 20 de julho de 1969 e estava completando 30 anos.

O objetivo de escolher essa data para celebrar a amizade era indicar que, juntos, os povos conseguem superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união fraterna entre todos os seres humanos.

Graças às campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado também em outras partes do mundo. Hoje, quase todos os países festejam essa data, sendo uma das celebrações mais importantes do ano na Argentina!

Confusão de datas!

A amizade é algo tão precioso que uma data só parece não ser o suficiente para celebrarmos a importância dos amigos em nossas vidas. Assim, de vez em quando surge um novo Dia do Amigo que ninguém conhecia até então.

Em 18 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Amigo, apenas no Brasil.

Nos Estados Unidos e parte da Ásia, divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos.

Enquanto isso, o dia 30 de julho foi instituído como Dia Internacional do Amigo durante Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011. Essa data tem como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha idealizada por um médico do Paraguai em favor da valorização da amizade entre os seres humanos, buscando a cultura da paz.

Sabia que até o Facebook criou um Dia do Amigo? A rede social escolheu a data de 4 de fevereiro (dia da fundação do site) para que seus usuários celebrem a amizade entre si, com textos, montagens de fotos e vídeos!

Mas está liberado celebrar a importância das pessoas queridas sempre que você quiser, ok? Afinal, a amizade é um dos sentimentos mais puros que desenvolvemos desde a infância, e deve ser sempre lembrada, celebrada e cultivada! Feliz Dia do Amigo!