Notícias

Saiba como preparar a casa para a chegada de um bebê!

06 de Janeiro de 2021

Confira alguns lembretes importantes e sugestões de alterações para tornar a casa mais segura e aconchegante para o novo bebê:

Mantenha seu pequeno explorador em segurança durante suas aventuras!

Quando seu bebê começar a engatinhar, um mundo novo cheio de possibilidades vai se abrir para ele, e ele vai querer conhecer tudo de uma vez – portanto, atenção!

As tomadas devem ficar protegidas com protetores, afinal, o bebê pode colocar os dedinhos ou tentar encaixar brinquedos nos buraquinhos e acabar levando um choque. Opte por modelos simples de protetores, pois aqueles com bichinhos ou muito coloridos vão despertar ainda mais a curiosidade do pequeno.

Essencial: proteja as quinas dos móveis! Se até nós, adultos, esbarramos nas pontas afiadas dos móveis, imagine as crianças pequenas, que ainda estão desenvolvendo o senso de equilíbrio, né? Some a isso o fato de que, assim que começam a andar, elas têm a altura exata das pontas de vários móveis, e aí as “cabeçadas” se tornam muito comuns, afinal, os pequenos ainda estão entendendo a noção de espaço. Colocar protetores emborrachados nos móveis é a melhor forma de evitar problemas. Para o quarto do bebê, escolha sempre móveis com quinas arredondadas.

Objetos e produtos potencialmente perigosos devem ser mantidos longe das mãozinhas curiosas do bebê. Enfeites de porcelana ou porta-retratos de vidro, por exemplo, devem ficar nas prateleiras mais altas, onde o pequenino não alcance. Tenha cuidado também com moedas, brinquedos e objetos pequenos que possam ser engolidos, especialmente se há uma criança maior em casa, com brinquedos para faixa etária mais elevada. As partes pequenas do brinquedo despertam muito a curiosidade sensorial dos bebês. As cortinas com aqueles pingentes fofinhos e coloridos infelizmente são um chamariz para acidentes com os pequenos e também devem ser evitadas.

Se sua casa tiver escadas, instale portões com travas inteligentes ou barreiras no início e no fim. Assim que se movimentar com mais autonomia, é certo que seu bebê vai querer descer os degraus sozinho, o que pode ser muito perigoso. Com a falta de habilidade, o pequenino pode escorregar ou se desequilibrar. Com as barreiras, só pessoas maiores vão conseguir o acesso às escadas, deixando os pais mais tranquilos.

Produtos de limpeza e medicamentos merecem uma atenção especial aqui, pois são responsáveis por muitos acidentes domésticos sérios envolvendo crianças pequenas. Por isso, devem ser armazenados nas prateleiras mais altas dos armários, se possível, com chaves, travas ou trancas. Uma dica bem útil: não use produtos de limpeza fora de suas embalagens originais, especialmente armazenados em garrafas pet de refrigerante e água. A criança pode se confundir e beber o que há dentro.

Deixar as janelas abertas é importante para que o ar circule dentro de casa, mas quando se tem uma criança pequena, é essencial instalar grades ou redes de proteção, afinal, a maioria dos acidentes geralmente acontece por distração dos pais e cuidadores. As crianças não têm consciência do que é perigoso, e é muito comum que subam em cadeiras para espiar o que há na janela ou queiram sair por elas quando não há um adulto por perto, só pela aventura. Com a rede de proteção você ficará mais tranquilo e seu pequeno pode brincar à vontade e em segurança. Um lembrete: evite colocar próximo às janelas móveis que possam servir de “escada”!

Outras dicas importantes


Reserve um espaço na cozinha para as coisas do bebê: A alimentação de pequenino é diferente da nossa, então ele terá muitos objetos que só serão usados por ele, como mamadeiras, pratinhos, chupetas e esterilizadores. Separe um espaço na cozinha para colocar apenas as coisinhas da criança, assim, você encontrará tudo o que precisar com mais facilidade!

antenha a casa bem limpinha!

O recém-nascido é muito frágil e ainda não teve tempo de desenvolver muitas das defesas do corpo, afinal, só agora ele está tendo contato com as bactérias e outros micro-organismos do mundo aqui fora, e expor o pequenino a muitos desses agentes de uma vez só pode ser prejudicial. Por isso, esteja sempre atento à limpeza, ventilação do ambiente e higienização de objetos como ferramentas, calçados, compras do mercado e tudo o que chega de fora para dentro de casa.

E os bichinhos de estimação?

Os nossos amados mascotes não são prejudiciais para os bebês, inclusive são ótimos companheiros, mas alguns cuidados são necessários para evitar alergias. Mantenha a higiene do seu bichinho sempre em dia, assim como as vacinas e a tosa, para que não solte tantos pelos pela casa. Ah! Nunca é demais lembrar: a boca dos animais de estimação deve ficar sempre longe do rosto do bebê, por mais fofos e carinhosos que eles sejam!

Crianças pequenas são curiosas sobre tudo e ainda não desenvolveram a noção do “errado” ou do “perigoso”, lições que devem ser ensinadas pelos pais quando elas forem maiorzinhas e conseguirem compreender completamente. Enquanto esse momento não chega, cabe a nós adaptar o ambiente doméstico às suas necessidades, para que se desenvolvam da forma mais segura e sadia possível.