Notícias

Rotina: como criar e manter horários para a criança em casa

09 de Junho de 2021

Para as crianças, rotina = segurança!

Para nós, a ideia de rotina parece chata, né? Lembra tédio, monotonia e a obrigação de fazer coisas que não queremos. Mas ter uma rotina de atividades é muito importante, principalmente para as crianças até seis anos, afinal, o mundo é um lugar cheio de novidades, então, ter um roteiro para seguir com base em processos que o pequeno já conhece é reconfortante, trazendo benefícios para a saúde física e emocional. Saber que sempre vai ter um lanchinho depois da soneca ou a historinha todos os dias antes de dormir é uma forma de eles entenderem que tudo está bem, trazendo uma sensação de segurança e evitando problemas como a ansiedade.

Além disso, a criação de uma rotina para os pequenos também é importante para nós, adultos, pois deixa nossa vida em casa mais organizada, diminuindo bastante aqueles vários momentos de correria e estresse com o pequeno. Apenas lembre-se de que nenhum de nós deve se sentir sobrecarregado; todos precisamos de momentos sem compromisso nenhum, para descansar, brincar ou fazer algo que gostamos sem nenhuma pressão de horários.

Como criar e manter uma rotina para os pequenos em casa

Manter as atividades do dia organizadas em uma rotina vai ajudar o pequeno a entender que o período não é de férias e que algumas regras precisam ser seguidas. Confira algumas sugestões para estabelecer essa nova rotina de forma natural, sem pressionar e nem assustar a criança:

Planejem juntos: Experimente perguntar à criança o que gostaria de fazer naquele dia! Essa atitude incentiva a autonomia dos pequenos, além de mostrar respeito e confiança nas suas opiniões e decisões. Essa ideia também vale para as atividades educacionais, desde que haja uma margem de escolha, é claro, ou o pequeno só escolherá brincadeiras. Faça acordos, use da imaginação para criar alternativas, e, aos poucos, a rotina estará definida de acordo com as melhores escolhas para todos.

Quem dorme tarde, acorda tarde: Manter um horário para dormir pode ser um item problemático no dia de qualquer um, e com os pequenos não é diferente, afinal, a tecnologia oferece entretenimento para todos 24 horas por dia! O problema é que, quando a criança dorme muito tarde, ela tem um sono mais agitado e pouco restaurador, podendo acordar com sinais de cansaço e irritação. O ideal é os pequenos estarem na cama até as 21h, o que também dará a você um tempo livre para resolver outros assuntos da casa e se permitir relaxar um pouco.

Ensine atividades domésticas ao seu filho: Você com certeza já tem os momentos fixos para cozinhar, lavar a roupa e fazer a limpeza da casa, né? Então, dependendo da idade do seu filho, você pode inseri-lo nesse planejamento e dar tarefas simples a ele, como alimentar o bichinho de estimação, organizar o próprio quarto, molhar as plantas, etc. Aproveite essa oportunidade para ajudar seu pequeno a desenvolver o senso de responsabilidade e participação – apenas tome cuidado com a rigidez e tenha paciência ao ensinar!

Um dia de cada vez: Nós nos acostumamos a planejar a semana inteira antes de ela começar – mas com as crianças o ritmo é diferente: elas não têm a mesma noção de tempo dos adultos, então, é nossa missão conversar com os pequenos diariamente para lembrá-los do que deve acontecer amanhã. Conforme as tarefas forem feitas, todos se sentirão mais seguros, tranquilos e realizados.

Pegue leve, faça intervalos: Assim como a noção de tempo e espaço é diferente para as crianças, a capacidade de concentração também ainda está se formando. O pequeno dificilmente ficará entretido em uma mesma atividade por mais de duas horas, então é importante manter uma lógica de intervalos e variedade de tarefas! Qualquer folguinha de poucos minutos para fazer um lanche rápido, beber água ou ir ao banheiro, já ajuda.

Divirta-se com sua família, sempre: Ainda que seja importante manter os pequenos em uma rotina, sabemos que estar em casa por tantos dias também pode ser cansativo, para eles e para nós. Para aliviar essa tensão de horários e obrigações, que tal escolher um momento ou um dia na semana para fazer algo divertido, todos juntos? Pode ser a construção de uma maquete, brincadeiras com fantoches, uma sessão de cinema com filmes engraçados e muita pipoca no sofá da sala, uma guerra de bexiga d’água no quintal – enfim, qualquer coisa que vocês gostem de fazer juntos em casa.

Nunca se esqueça de que cada família é diferente, e a rotina que funciona para o seu afilhado pode não funcionar para o seu filho. Essas dicas são apenas pontos de partida para você começar a planejar os horários e atividades da forma como toda a família se adaptar melhor!

Não é fácil manter os pequenos em casa sem transmitir aquele clima de férias, mas, com equilíbrio, paciência, criatividade e autoridade na medida certa, é possível criar uma rotina justa e leve para eles se sentirem mais seguros e felizes nesse período.