Notícias

Quantas fraldas o bebê vai usar por dia?

29 de Julho de 2020

Quantas fraldas o bebê vai usar por dia?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre as novas mamães, afinal, trata-se de uma das necessidades principais do bebê e também o item-chefe do enxoval de bebê. Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas para fazer esses cálculos de maneira bem simples, acompanhando o desenvolvimento do pequenino!

Aproveite o chá de fraldas!

Se você for celebrar um chá de fraldas, poderá preparar um bom estoque, seja para 30, 60 ou quem sabe até mais dias, dependendo do número de convidados. E, para fazer os pedidos, é preciso conhecer a numeração certinha. Olha só:

Quantas fraldas levar para o hospital?

Na hora de preparar a mala de maternidade, os pais devem levar pelo menos dois pacotes com 15 fraldas no tamanho recém-nascido (RN) para o hospital. Se puder, tenha fraldas tamanho P de reserva, para evitar aquela correria no caso de o bebê já nascer grandinho!

Tamanho RN (até 3,5 Kg)

Muitos bebês nem chegam a usar o tamanho RN, pois já nascem com um peso igual ou superior aos 3,5 Kg. Outros, porém, podem usar até mais do que o indicado – cada caso é diferente do outro. Portanto, é recomendável adquirir pelo menos 1 ou 2 pacotes, para estar preparada caso seu bebê nasça com pouco peso ou resolva fazer uma surpresinha e chegar antes do tempo previsto.


Tamanho P (até 5 Kg)

Nos primeiros dois meses de vida do bebê, as trocas de fralda são mais frequentes, sendo necessárias, em média, 8 fraldas por dia ou 240 fraldas por mês do tamanho de fralda P. Apesar de existirem fraldas com alto poder de absorção, é recomendável a troca frequente para deixar a pele do pequenino sempre limpa e sequinha. O acúmulo de xixi pode causar o surgimento de assaduras e a proliferação de fungos, principalmente em meninas que utilizam a fralda P.


Tamanho M (de 5 Kg a 9 Kg)

Por volta do terceiro mês, o bebê já começa a usar fraldas do tamanho M, perfeitas para crianças com mais de 5 Kg. Agora as trocas já são menos frequentes, sendo necessárias cerca de 6 fraldas por dia.


Tamanho G (de 9 a 12 Kg)

Perto dos nove ou dez meses, as crianças mudam novamente de tamanho e começam a usar o tamanho G. Nessa fase, costumam ser usadas 5 fraldas por dia.


Tamanho EG (acima de 12 Kg)

Após os dezoito meses, mais ou menos, há uma nova troca de tamanho, mas a quantidade de fraldas usada permanece em torno de 5 unidades por dia.

É claro que, se o pequeno desfraldar antes dos dois anos de idade, provavelmente a quantidade diária de fraldas tamanho G e EG já será bem menor – mas lembre-se de que o desfralde é um processo natural das crianças, e não dos pais, então respeite sempre o tempo delas!

Resumindo, a contagem de fraldas para um bebê que nasce com 3,5 Kg vai ficar mais ou menos assim:

Até 2 meses – 240 fraldas por mês – total: 480 fraldas tamanho P

De 3 a 8 meses – 180 fraldas por mês – total: 1080 fraldas tamanho M

De 9 a 18 meses – 150 fraldas por mês – total: 1500 fraldas tamanho G

De 18 a 24 meses – 150 fraldas por mês – total: 1050 fraldas tamanho EG


O mais sensato em um chá de fraldas é pedir um número maior de fraldas tamanho M e G, porque estes são os tamanhos usados por mais tempo. No entanto, também é importante pedir dois ou três pacotes no tamanho RN, a não ser que o bebê já tenha uma estimativa de peso acima de 3,5 kg.

Outra boa ideia é você pedir tanto fraldas diurmas quanto noturnas, de tipos e marcas diferentes, para que você possa observar a qual modelo seu pequenino vai se adaptar melhor e seguir esse padrão dali em diante!

No caso de gêmeos, é claro, a quantidade de fraldas deve ser sempre o dobro, e, se o bebê nascer antes do tempo, ele poderá precisar de fraldas próprias para prematuros, geralmente encontradas apenas em farmácias.

Lembrando que esses números representam apenas uma estimativa, uma base para você fazer seus próprios cálculos de acordo com o desenvolvimento e as características únicas do seu bebê.