Notícias

Poá: um clássico da moda

30 de Julho de 2019

Se tem uma coisa que vem e vai, é a moda! É comum ver um estilo muito usado nos anos 80, por exemplo, voltar com tudo na atualidade. Agora, a tendência a ser “restaurada”, e que promete ser hit na próxima estação, é a tendência do poá – a clássica e adorada estampa de bolinhas!

DE ONDE VEM?

A estampa foi muito usada por Marilyn Monroe, na super tendência das pin-ups, nos anos 50, mas já existia antes disso. No fim da Segunda Guerra Mundial, os poloneses trouxeram para a América a polka, uma dança com movimentos em círculos, que acabou sendo usada como inspiração para a criação da estampa de bolinhas, até hoje conhecida no exterior como polka-dot. Mas ainda existe uma outra possibilidade para a origem do estilo, onde Walt Disney seria o criador dessa estampa tão graciosa; afinal, as roupinhas da Minnie eram compostas de poás desde 1928!

COM O QUE COMBINA?

A estampa de poá é um daqueles clássicos da moda que fazem bonito em todas as ocasiões e pode acompanhar você em todas as estações!

Se, no passado, as bolinhas se limitavam à dobradinhas entre o preto e o branco, agora contam com novas cores e dimensões, sem perder o estilo romântico e o charme retrô, mas permitindo inúmeras novas composições. Sem contar que, desta vez, o poá sai do detalhe de ser usado em apenas uma peça ou outra e ganha força nas produções. Ou seja, vale investir em um mix de duas ou até três peças com a estampa e arrasar no look.

Os poás ficam ótimos em calças e saias, deixando o look bem romântico. Eles também ficam um charme nas blusas ou nos casacos, trazendo um ar bem encantador e vintage para a produção.

Os vestidos de poá são um verdadeiro encanto. Há vestido de bolinhas para todo tipo de ocasião, embora sejam mais utilizados em situações casuais ou casuais chiques.

O poá é sempre muito romântico, então, se você quer criar um look mais despojado, faça uma composição com tênis ou jaqueta de couro por cima. No inverno, dá para apostar em vestidos com meias-calças.

ACESSÓRIOS EM POÁ

Um acessório em poá é peça estratégica para dar aquele toque especial ao seu visual. Óculos de sol, lenço, bolsa, tênis, pulseiras, brincos, enfim, um acessório de bolinhas pode fazer toda a diferença, tanto em um look mais básico como em um look que já tem algum tipo de estampa ou cor.

DIVIRTA-SE COM AS POSSIBILIDADES!

Foi-se o tempo em que a regra era “se usar estampa em cima, usa uma peça lisa embaixo” e vice-versa. Hoje em dia, o legal é brincar com a variedade de opções da estampa.

Sabemos que a dobradinha preto e branco é um clássico, mas vale a pena experimentar peças em poá que tragam outras cores em oposição, como azul + branco, lavanda + ouro velho, bege + amarelo vibrante, entre tantas outras. Vale também arriscar no tamanho das bolinhas, que não precisam ser necessariamente pequenas. Bolas médias e também as enormes dão muito estilo ao seu look.

A dica para quem é fã da estampa e curte um estilo mais divertido e original é misturar o poá com outras estampas. Sim, esse mix é super possível e resulta em um look com muita personalidade!

E, para quem gosta de ser diferente, apostar em uma estampa de poá desconstruída é uma opção super interessante também. É uma variação da estampa certinha, de bolinhas do mesmo tamanho, porém de uma forma mais moderna!

Arrisque, brinque e deixe a criatividade rolar solta na hora de compor o look! Você vai se surpreender com os visuais incríveis que o poá te possibilita!