Notícias

Plataformas digitais: conteúdo educativo para os estudos em casa

29 de Abril de 2020

Plataformas digitais: conteúdo educativo para os estudos em casa

As crianças nunca devem deixar de aprender e se desenvolver, mesmo em casa. Para facilitar esse processo, muitas plataformas digitais aparecem como solução para estimular nos pequenos o gosto pelo aprendizado autônomo, ou seja, sem que os pais ou professores precisem impor. Os canais educativos – e também divertidos – são um grande sucesso, por isso são o tema do post de hoje!

Como organizar o estudo em casa?

A mudança na rotina dos pequenos vai exigir algumas adaptações, mudanças simples que vão tornar o momento do estudo mais leve e organizado. Olha só:

Crie uma rotina de estudos em casa: Seu filho precisa ter consciência de que ele não está de férias, então a rotina de estudos deve ser seguida, como se estivesse na escola, com horários para acordar, assistir aulas, fazer tarefas, leitura, etc. Claro que também pode ter a hora do recreio, para relaxar com lanches, descanso e brincadeiras; sobrecarregar a criança só porque está em casa pode causar estresse e desprazer pelos estudos.

O cantinho do estudo: Estudar na cama ou na frente da TV está fora de cogitação. A criança deve ter um local específico para os estudos, com o mínimo de distrações externas. É importante que esse lugar seja bem iluminado e arejado, além de ter o espaço necessário para todos os materiais necessários.

Incentive seu filho: Elogie trabalhos bem feitos e corrija os erros com cautela e paciência. Procure manter a criança sempre estimulada a estudar, promovendo pequenos desafios diários ou semanais e recompensando o esforço da criança; tudo isso vai ajudar a manter seu filho motivado e concentrado nas atividades.

Canais divertidos e com conteúdo de qualidade

Com as plataformas digitais em alta, as crianças têm fácil acesso a qualquer conteúdo do seu interesse, mas você pode dar aquela forcinha indicando canais educativos para que os pequenos aprendam brincando quando estiverem fora dos horários de aula, afinal, o importante é manter a mente sempre ativa!

Palavra Cantada: Um dos canais mais conhecidos da internet, é famoso pelos vídeos que contam histórias e ensinam sobre vários assuntos – desde regras sociais básicas até assuntos mais didáticos, como números e cores – utilizando-se de músicas divertidas e educativas.

PlayKids: A plataforma utiliza principalmente recursos de vídeos e músicas dos personagens favoritos das crianças, para ensinar e prender a atenção dos pequenos ao mesmo tempo. As músicas com repetição ajudam na memorização dos conteúdos, e as atividades propostas são bem interativas e divertidas, para que os pequenos se sintam mais próximos do que estão aprendendo.

Manual do Mundo: Para as mentes curiosas, esse é o canal ideal. Lá, é possível aprender um pouco sobre tudo, principalmente ciências. As crianças adoram os vídeos sobre curiosidades, receitas diferentes, experiências divertidas, etc. Provavelmente, os pequenos vão querer reproduzir o que viram nos vídeos, então a instrução dos pais é fundamental, assim como seu incentivo e acompanhamento.

Quintal da Cultura: Conteúdo da TV Cultura que virou canal no Youtube, o programa conta as aventuras de três amigos divertidos e curiosos, que aprendem e ensinam a partir de brincadeiras e músicas. A Cultura conta ainda com o canal do Castelo Rá-Tim-Bum, com aquele enredo lúdico, divertido e educativo que a maioria dos pais deve conhecer desde a infância.

Aprender Brincando: A plataforma do Grupo Kyly no Youtube oferece conteúdo bem diversificado para mexer com a rotina da família toda. Todos os dias, um novo vídeo propõe atividades para animar e ensinar aos pequenos, com várias propostas envolvendo expressões artísticas, contação de histórias, a música que nos aproxima, brincadeiras com massinha, a importância do movimento e da brincadeira enquanto estamos em casa, passatempos educativos e muito mais, para tornar o aprendizado sempre mais divertido e natural.

Clique AQUI e conheça o canal.

Uma grande vantagem dessa geração é que as crianças já são nativas digitais, ou seja, possuem mais afinidade e um conhecimento natural para lidar com a tecnologia. Isso facilita o processo de aprendizagem por meio das atividades virtuais, além de ser algo que automaticamente chama a atenção dos pequenos. Porém, ainda assim, os pais devem marcar presença, oferecendo orientação e apoio, sem perder a paciência, no momento