Notícias

Páscoa em família: ideias para tornar a data ainda mais especial!

13 de Abril de 2022

Primeira parte: a decoração do ambiente!

Os pequenos geralmente se divertem muito com os trabalhos manuais, como desenho, pinturas, confecção de enfeites, etc., então aproveite esse momento para incentivar a imaginação dos seus filhos e também o clima de cooperação na família, afinal, cada um deve fazer sua parte, né? Olha só as ideias que temos para inspirar vocês!

Receba os convidados com uma guirlanda de coelhinho: As decorações de porta são ótimas para deixar a casa no clima festivo da Páscoa, e uma forma simples de montar uma guirlanda temática de coelho é reaproveitando um chapéu de palha. Basta usar orelhinhas de pelúcia, com algodão, pompons, tintas e outros detalhes para montar um lindo coelhinho todo personalizado e mostrar para todo mundo a alegria da sua família com essa data!

Bandeirinhas festivas: Para decorar cada cômodo da casa, as bandeirinhas de tecido são ideias super simples e que deixam o ambiente bem bonito e alegre. Você pode criar varais de bandeirinhas com temas de Páscoa ou apenas seguir um modelo e recortar vários tecidos coloridos, dando a ideia de vida e alegria que combina super bem com a ocasião. Outra ideia é usar moldes de rostos de coelhinhos e pedir para as crianças decorarem cada um de um jeito diferente, usando tintas, giz de cera, canetinhas coloridas, glitter e o que mais a imaginação permitir.

Osterbaum: Você sabia que, assim como no Natal, também existe uma “árvore de Páscoa”? Muito presente na cultura germânica, ela é uma ótima opção para decorar a casa com estilo e dar um toque moderno ao ambiente! Ao contrário da árvore de Natal, porém, a Osterbaum é composta por galhos secos enfeitados por muitas casquinhas de ovos, que podem ser pintadas pelas crianças ou pela família toda, e há várias versões, tamanhos e detalhes que você pode criar em casa mesmo, basta procurar tutoriais na internet para se inspirar; será um momento de diversão e aprendizado.

Arranjo com ovinhos pintados: Os ovos são um símbolo forte da festa de Páscoa, representando a vida, a superação e a alegria, então por que não usá-los na decoração de um jeito bem criativo? Peça para os pequenos pintarem os ovos com cores bem alegres e use a imaginação para criar arranjos com eles. O arranjo pode aparecer como centro de mesa, decorando algum móvel ou completando a decoração dos cômodos, além de ser um presente super fofo para quem estiver visitando!

Segunda parte: as receitas que vão fazer sucesso entre os pequenos

A festa da Páscoa conta com uma culinária toda especial, cheia de frutos do mar e pratos de forno, mas a parte favorita das crianças sempre será a sobremesa, né? Por isso, separamos algumas receitas de doces e bolos que são a cara da Páscoa para toda a família se divertir na cozinha trabalhando em equipe!

Melhor lanchinho: brownie de achocolatado com pedacinhos de chocolate

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 320g de açúcar refinado
  • 350g de farinha de trigo
  • 320g de manteiga com sal
  • 650g de achocolatado
  • 200g de chocolate ao leite em barra
  • Modo de preparo: Em um recipiente, usando uma colher, misture o açúcar e os ovos. Adicione à mistura a manteiga derretida, a farinha e o achocolatado. Misture bem até ficar uma massa homogênea e bem lisinha. Coloque a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada, depois adicione a barra de chocolate cortada em quadradinhos no topo da massa. Agora é só assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, deixar esfriar, cortar em quadradinhos e servir essa delícia para a criançada.

    O favorito de todos: bolo de cenoura

    Ingredientes:

  • 2 cenouras médias
  • 4 ovos
  • 1 xícara de azeite ou óleo
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Modo de preparo: No liquidificador, bata as cenouras, os ovos e o azeite/óleo até a mistura ficar homogênea. Em uma tigela, coloque as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Incorpore a mistura do liquidificador aos ingredientes secos. Coloque a massa em uma assadeira para bolo untada e leve ao forno médio por 30 minutos. Ah, se preferir, você pode usar forminhas de cupcakes, e uma cobertura de chocolate bem gostosa também pode ajudar a conquistar os pequenos.

    Prepare seu próprio ovo de colher, a delícia mais amada da Páscoa!

    Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 20g de chocolate (50% cacau)
  • 20g de manteiga sem sal
  • 50g de creme de leite
  • Confeitos tipo M&M, KitKat, cookies, cremes ou outros para servir de recheio
  • Modo de preparo: Misture o chocolate com o leite condensado até ficar homogêneo. Acrescente a manteiga, leve ao fogo médio e mexa até soltar do fundo da panela. Acrescente o creme de leite e misture novamente até começar a ferver. Tire da panela, coloque em uma forma própria para ovos de Páscoa e deixe descansar em temperatura ambiente por mais ou menos duas horas. Depois, é só rechear a casca de ovo com o que você quiser e deixar os pequenos se deliciarem com o ovo de colher.

    E para fechar com chave de ouro: ideias de brincadeiras para a Páscoa!

    As crianças acabam tendo bastante tempo livre durante o feriado de Páscoa, e nada melhor do que preencher esses dias com brincadeiras e atividades bem lúdicas com o tema da data, para incentivar a criatividade e ainda ensinar aos pequenos sobre os símbolos e a importância dessa celebração. Temos algumas ideias para servir como inspiração:

    A tradicional caça aos ovos: Essa brincadeira é super popular na Europa e Estados Unidos, e funciona como uma “caça ao tesouro” especial de Páscoa. A ideia é você esconder vários ovos coloridos pela casa e dar pistas para que as crianças encontrem os ovinhos. No final, a criança que tiver mais ovos em sua cestinha de Páscoa será a vencedora. A partir dessa ideia, vale usar toda a sua criatividade para dar personalidade e um toque moderno ao jogo, como criar mapas do tesouro para os maiorzinhos, espalhar pegadas de coelho pela casa para os pequeninos seguirem ou propor desafios a cada pista encontrada, por exemplo.

    Divertida pinhata de cenoura: Que tal criar uma pinhata cheia de ovinhos de chocolate, vários doces e bombons para celebrar a Páscoa? A brincadeira é perfeita para o clima festivo da data e para reunir várias crianças com o mesmo objetivo. Monte a pinhata com o tema do feriado; pode ser um ovo gigante, um coelho ou uma cenoura, por exemplo. Encha de delícias e depois desafie os pequenos a quebrá-la sem ver, um de cada vez, como na brincadeira clássica das festinhas. Não esqueça de fazer a brincadeira em um local mais aberto e com bastante espaço, afinal, a maior diversão é quando todos os prêmios se espalham pelo chão!

    Coelhinho detetive: Uma versão “personalizada” da brincadeira clássica de detetive. Faça vários papeizinhos com o nome de animais, dobre e distribua entre os jogadores, que não podem revelar sua “identidade”. Em um deles, coloque o “coelho”. Quem tirar o papelzinho “coelho” deverá piscar para os demais, mas de forma discreta. Sempre que alguém receber a piscadela, deverá comer um bombom e dizer qual animal é. Ganha a criança que descobrir quem é o coelho, recebendo ovos de Páscoa como prêmio!

    Corrida com ovo de Páscoa na colher: Sabe aqueles ovinhos pequenininhos que oferecemos como lembrancinha na Páscoa? Que tal aproveitar a presença deles nas cestinhas e resgatar a clássica corrida do ovo na colher? Ganha a criança que cumprir todo o percurso da prova em menos tempo sem derrubar o ovinho da colher. Você pode personalizar a brincadeira de acordo com a idade e habilidades motoras de cada criança, por exemplo, deixando que eles levem a colher na mão (e não na boca, como sugere o jogo original) ou colocando obstáculos no caminho dos maiorzinhos para deixar a competição mais equilibrada.

    Com tantas ideias para realizar em família, temos certeza de que a Páscoa esse ano vai ser ainda mais especial e cheia de momentos inesquecíveis, não só para as crianças!