Notícias

Os temas que encantam os pequenos!

05 de Agosto de 2021

Assuntos favoritos das crianças

Vamos começar destacando os temas sobre os quais eles mais gostam de aprender e conversar:

Princesas e castelos: Engana-se quem pensa que esse tema só atrai a atenção das meninas! Os meninos também adoram explorar a vida medieval, entender como as pessoas viviam, como eram as construções e como se divertir sem nenhum tipo de tecnologia. Muitos dos contos de fadas que narramos aos nossos filhos são ambientados nessa época, então é natural que o tema desperte sua curiosidade e imaginação.

Filhotinhos: Quem resiste a um video de filhotinhos brincando, né? As crianças adoram esse tema porque filhotes são naturalmente fofinhos e divertidos, além de serem “crianças” também, descobrindo o mundo, brincando e fazendo amiguinhos, assim como os pequenos. Além disso, muitos dos personagens de histórias, filmes e desenhos animados são filhotinhos, então a identificação é natural.

Dinos: Como era a vida na Terra há milhões de anos? Essa questão estimula muito a imaginação dos pequenos e os leva diretamente aos dinossauros, que logo se tornam uma paixão. Com informações oferecidas de forma lúdica na TV, livros e internet, as crianças aprendem simplesmente tudo sobre os dinos: qual o tamanho de cada espécie, o que cada um comia, onde vivia, o que tinha de especial, etc. O legal dessa paixão é que o conhecimento adquirido pode ser usado na escola futuramente, em aulas de Ciências, História e Geografia!

Fundo do mar: Assim como a vida dos dinos, o fundo do mar também é um mistério que as crianças adoram explorar! Há um mundo inteiro bem diferente lá embaixo, com comunidades que se comportam de certa maneira, espécies bem diferentes e muitas informações curiosas que encantam os pequenos. Esse aprendizado também pode ser útil em Ciências e Biologia.

Personagens populares: As crianças, principalmente até os 7 ou 8 anos, são como esponjas que absorvem tudo o que as rodeia. Assim, é claro que os personagens coloridos e engraçadinhos dos livros, dos desenhos da TV, das séries e videos também despertam o interesse dos pequenos. Não se espante se o seu filho se tornar um especialista em porquinhos por causa da Peppa Pig, por exemplo, ou saiba absolutamente tudo sobre alguma série, filme ou desenho animado em particular. O acesso mais fácil a informações e curiosidades permite todas essas descobertas – e também é algo que fascina a criançada!

Segue uma listinha com personagens que a criançada adora, para ajudar você a se interar desse mundinho:

  • Minnie e Mickey
  • Os Vingadores
  • Liga da Justiça
  • Homem Aranha
  • LOL Surprise
  • A gatinha Marie
  • Jovens Titãs
  • Mulher Maravilha
  • Pequeno Príncipe
  • Peppa Pig
  • O Rei Leão
  • Star Wars
  • Frozen
  • Minecraft
  • Miraculous Ladybug
  • Patrulha Canina
  • Turma da Mônica
  • Minions.
  • Esses personagens costumam ser inspiração também para o nosso próximo tópico...

    Temas para as festinhas e para decorar os quartos!

    Sim, os pequenos hoje em dia gostam de tudo personalizado, que mostre para todo mundo o quanto eles amam esse assunto – assim, as festas infantis e os quartos das crianças podem se tornar uma terra mágica e colorida se forem bem planejados e decorados com criatividade. Olha só os temas favoritos:

    Para as meninas: A partir dos 3 anos, quando o quarto de bebê se transforma em um quarto de menina, é hora de investir nos temas de princesas da Disney e outras personagens que as pequenas gostam, como a Barbie. As meninas se encantam com as coisas belas, meigas, divertidas e com cores claras, e, com o quarto no tema favorito e uma boa dose de imaginação, podem viver histórias parecidas com as das suas heroínas!

    A mesma regra vale para as festinhas, onde as princesas e unicórnios sempre estão presentes! Se quiser variar, que tal uma decoração de flamingos, frutas gostosas da estação, ou até transformar o quintal em um jardim encantado? As pequenas vão amar!

    Para os meninos: Desde bem novinhos, muitos meninos começam a se interessar por carros, super heróis, esportes e outros temas que tenham a energia e o movimento como foco. A cama em formato de carrinho é uma jogada infalível! Para eles, as cores costumam ser mais intensas, inspirando todo o clima de ação e brincadeiras bem ativas, do jeito que eles gostam.

    A festinha dos meninos pode seguir a mesma linha, apostando em temas de dinossauros, mundo dos heróis, esportes ou vida no espaço, sempre buscando estimular a imaginação e o espírito explorador dos pequenos e de seus amiguinhos.

    Ah! Lembrando que, se a sua filha quiser um quarto do Ben 10 ou o seu filho quiser um quarto de Moana, não tem problema nenhum, ok? Apenas citamos as tendências de acordo com o gosto da maioria das crianças – mas o importante é os pequenos se sentirem felizes e estimulados, inspirados pelos temas que mais gostem!

    E se preferir um tema neutro para as festinhas, dá para transformar o jardim em uma fazendinha, ou em um circo, ou em uma terra mágica de guloseimas, além de explorar o lado lúdico dos bichinhos da floresta e também de brinquedos comuns entre meninos e meninas.

    Seu filho já não é mais um bebê, já está desenvolvendo os próprios gostos e personalidade, então deixe que ele te guie nessa jornada. Peça que ele conte mais sobre os personagens, desenhos e assuntos que gosta (ele vai adorar ter a chance de te ensinar algo!) e procure aprender sobre esses temas, assistindo, comentando e pesquisando junto com ele. Além de ajudar a conhecer suas preferências, esse momento vai estreitar os laços entre vocês, criando uma verdadeira amizade entre pais e filhos!