Notícias

Os benefícios da música para o desenvolvimento das crianças

13 de Janeiro de 2021

Estimulando a criatividade dos pequenos

Um dos principais pontos positivos da música é o desenvolvimento da criatividade. A criança aprende, de forma natural, a criar danças, cantar com seu próprio ritmo, tocar a música de uma forma totalmente original, fazer paródias improvisadas com coisas que fazem parte do seu dia-a-dia, etc., tudo de um jeito melodioso e bem divertido! Vale lembrar que a criatividade desenvolvida na infância tende a crescer junto com a criança, podendo ser um diferencial positivo no futuro, até mesmo no mercado de trabalho.

A música ajuda a expressar os sentimentos

O contato com o som e a música provoca estímulos no corpo da criança que fazem ela se expressar melhor. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir um música, cantando ou na realização de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. Junto com a música, vem o desejo de mexer o corpo, acompanhando o ritmo, e assim a criança vai aprendendo as primeiras formas de se expressar usando o corpo.

Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário

Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai armazenando palavras ao seu domínio. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação de frases e textos coerentes no futuro. As canções infantis, por exemplo, ajudam as crianças a entender o significado das palavras, sobretudo as que possuem rimas e frases ou sílabas repetitivas, ou seja, a música também ajuda na alfabetização! A dicção também pode ser aprimorada por meio do contato com a música, além da respiração e entonação da voz.

Dá para conhecer o mundo por meio da música

A música é universal e pode ser expressada de muitas formas, dependendo da cultura onde está inserida. Trazer essas diferenças e criar essa proximidade é benéfico para as crianças, que passam a ter contato com o folclore e costumes de outros povos, um aprendizado de mundo super importante! Instrumentos de percussão como o bongô, o atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir a criança nos estilos de sons africanos e cubanos; as crianças podem aprender sobre a história dos instrumentos nas aulas, e a proximidade com os diferentes ritmos é um verdadeiro intercâmbio cultural, é uma forma de criar empatia por outros povos.

Trabalhando a memória e o raciocínio

Para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Para improvisar e criar é também preciso lembrar o som da nota. Já para aprender ou cantar uma música é necessário exercitar a memória sequencial. A música é capaz de desenvolver algumas áreas do cérebro de formas que nenhuma outra linguagem é capaz, tornando-as mais poderosas, além de auxiliar no aprendizado matemático e na percepção espacial. Elementos presentes na música como o timbre, tempo e tom acabam exercitando várias áreas do conhecimento enquanto a criança se diverte brincando com a música.

A música estimula o desenvolvimento físico

Ao tocar instrumentos de percussão, como tambores, ou de corda, como violão, as crianças desenvolvem a coordenação motora geral, específica e fina. Além de manter os exercícios físicos em dia, a possibilidade de pular no ritmo da música, tocar instrumentos ou seguir os ritmos de uma música por meio da dança é uma brincadeira ativa e divertida que as crianças vão adorar!

Desenvolvimento da atenção e disciplina

No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, se ela vai cantar um trecho da música ou tem seu próprio solo instrumental em uma apresentação, precisa estar focada para conseguir realizar a ação. Esse foco, desenvolvido agora, será muito importante para ela em toda a vida.

O contato com a música é super positivo desde a gravidez e também no começo da infância, e não é preciso pagar aulas caras: essa convivência pode ser introduzida em casa, brincando com a família. Os conhecimentos musicais podem ser ensinados em atividades lúdicas, cantigas de roda, pequenos desafios ou até um karaoke caseiro, sem medo de fazer barulho ou de desafinar; o importante é permitir sempre essas experiências positivas aos pequenos, para que se desenvolvam com saúde e alegria!