Notícias

O incentivo à leitura em cada fase da infância

02 de Dezembro de 2020

Aprender a ler é uma das grandes conquistas da infância, é quando um mundo novo se abre (na verdade, vários mundos) diante de seus pequenos olhos, além de ajudar a criança a interagir melhor com o próprio mundo. Por isso, é importante manter contato com o mundo da leitura desde muito cedo, desde antes de aprender a ler, criando uma relação especial com os livros, histórias e personagens.




Alguns benefícios de ler para as crianças – ou com elas:

  • Estreitamento de laços afetivos na família
  • Incentivo à imaginação e criatividade
  • Melhor compreensão de textos
  • Estímulo da empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Expansão do vocabulário
  • Facilidade na alfabetização
  • Melhor desempenho escolar
  • Como incentivar as crianças em cada idade

    Para cada fase da infância, existem ideias que os pais podem seguir ou adaptar para incentivar o gosto dos pequenos pela leitura:

    Para bebês até 2 anos: Desde a gravidez, o bebê consegue identificar sons e cria memórias do tom de voz de quem interage com ele. Por isso, ler livros em voz alta nessa fase é uma forma divertida de promover esse contato. Ainda bebês, já podem interagir com livros para ganhar familiaridade com os objetos, e é importante que a leitura seja parte da rotina, assim como a alimentação e os rituais da hora de dormir. Leia pequenos trechos todos os dias, aponte as figuras do livro, falando em voz alta o nome do que o bebê está olhando, faça gestos e mude o tom de voz durante a leitura, incentive a criança a participar virando as páginas ou apontando as figuras, etc.

    Para crianças de 3 a 5 anos: Nessa fase, as crianças são super curiosas e gostam de prever as coisas, por isso pedem para ler várias vezes a mesma história. Elas já conseguem repetir as frases e participar mais ativamente da leitura, escolhendo os livros e fazendo perguntas sobre aquilo que acontece na história, e conseguem até recontar a história do seu jeito. Por isso, é uma ótima fase para investir no hábito da leitura para que ele faça parte de sua vida para sempre. Durante a leitura, faça perguntas sobre a história e valorize cada pergunta ou comentário da criança, fale sobre o que os personagens estão sentindo e não tire as palavras mais difíceis da leitura; espere a criança perguntar e explique o significado com exemplos que ela entenda, é uma ótima forma de melhorar o vocabulário!

    Para crianças de 6 a 8 anos: Nessa idade, a criança está cheia de imaginação, energia e criatividade! O processo de alfabetização permite que o pequeno comece a ler sozinho, um momento especial e marcante da sua infância. Agora, mais do que nunca, o hábito da leitura deve ser mantido, como porta de entrada para outros aprendizados. Encoraje a criança a ler em voz alta e corrija onde ela tiver dificuldade – para ficar mais divertido, vocês podem dividir a leitura por página ou por personagem, por exemplo – e cuidado para não cobrar demais, afinal, a criança já estará praticando bastante na escola.

    O momento crucial: como manter o hábito da leitura em crianças maiores

    Entenda que, geralmente, a partir dos 9 ou 10 anos, a relação da criança com a leitura muda muito; é nesse período que muitas crianças perdem o hábito de ler, porque passam a ler os livros indicados pela escola, como um dever, assim deixam de ver esse hábito como prazeroso. Então, o que fazer para evitar que isso aconteça?

  • Mesmo que seu filho seja um leitor autônomo, não deixe de ler histórias para ele – a hora de dormir pode ser um bom momento para isso. Ouvir a leitura de um adulto é importante, porque a criança estará observando um leitor mais experiente e aprendendo com ele, sua entonação, sua pontuação, etc.
  • Combinem horários para lerem juntos: cada um pode ler seu próprio livro e depois compartilhar algo sobre o que leram. Ser inseridos em algo que os adultos fazem deixa os pequenos super orgulhosos!
  • Peça para a criança ler para você ou para os irmãos mais novos. O pequeno vai ficar super feliz com a confiança que você mostrou nele e também por poder exercer esse novo papel (as crianças adoram se sentir mais adultas e ver como estão crescendo!).
  • Vá com o pequeno a bibliotecas ou livrarias, fale sobre o que você gostava de ler na idade dele e ofereça livros de diferentes gêneros e autores, para que a criança possa explorar e definir seus gostos literários. Assim, o interesse pelo mundo da leitura seguirá para sempre em sua vida, mesmo que leia os livros da escola só por obrigação.

  • A leitura é uma forma simples e divertida de aprender sobre o mundo, sobre as pessoas e viver aventuras incríveis sem sair do sofá. Incentive sempre o amor e o carinho pelos livros, essa é uma grande herança que você deixará para os pequenos!