Notícias

Novembro Azul: a importância de cuidar da saúde dos homens

04 de Novembro de 2020

As mulheres contam com o famoso Outubro Rosa para manifestarem uma preocupação maior com a própria saúde, e esse é também o objetivo do movimento Novembro Azul, porém, voltado para a saúde masculina, que muitas vezes é deixada de lado, o que torna a campanha de conscientização ainda mais importante.



Origem e chegada ao Brasil

A versão mais conhecida para o surgimento da campanha é a partir do Movember, criado em 2003, quando dois amigos australianos deixaram o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar atenção à causa do câncer de próstata, que é muito comum entre os homens e é lembrado no dia 17 de novembro.

Cada amigo que quisesse participar deveria deixar o bigode crescer e doar dez dólares ao Movember, instituição fundada para arrecadar fundos para campanhas de conscientização sobre o tema. As mulheres, por sua vez, eram incentivadas a participar da campanha usando bigodes falsos e roupas na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer de próstata – e é por isso que o movimento é conhecido como Novembro Azul por aqui.

Com os bigodudos andando pelas ruas em número cada vez maior, a ideia foi se espalhando até ganhar o mundo. No Brasil, a campanha chegou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.



O câncer de próstata, inimigo da saúde masculina

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele, o mais comum entre homens e mulheres. Quando é detectado bem cedo, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura. O “problema” é que o diagnóstico envolve o exame de toque retal, que ainda é visto com preconceito por muitos homens – por isso, a campanha de conscientização é tão importante!




A importância de se manter saudável, em todos os sentidos

Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata, assim como de outras doenças crônicas não-transmissíveis, por isso é importante estarmos sempre atentos ao tipo de alimento que estamos consumindo, e mudar os hábitos se for necessário.

Além da alimentação equilibrada, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer cerca de 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Lembrando sempre que a boa saúde mental também é importante para evitar doenças, então procure sempre estar em paz consigo mesmo, manter a tranquilidade e se relacionar com pessoas boas e confiáveis, como família e amigos.

Estudos apontam que manter uma dieta equilibrada associada a um estilo de vida regular pode prevenir de três a quatro milhões de novos casos de câncer por ano!

Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação, relacionadas à saúde dos homens, além de deixar várias cidades mais bonitas, iluminando seus monumentos, pontes e prédios públicos na cor azul. Participe você também da campanha, incentivando os homens da sua família a cuidarem melhor da própria saúde!