Notícias

Lição para a vida: ensine seu filho a economizar dinheiro!

10 de Fevereiro de 2021

Por que é importante educar as crianças sobre o uso do dinheiro?

Muitos pensam que os pequenos não vão conseguir entender de um assunto tão complexo com facilidade, mas é por isso mesmo que o tema deve estar presente o quanto antes, para que se acostumem aos poucos, sem que precisemos jogar um caminhão de informações de uma vez só na mente deles.

Na infância, aprendemos algumas das lições mais valiosas de nossas vidas, como o respeito às diferenças, habilidade de trabalhar em equipe, aprendemos a manter o foco no que precisamos fazer e tantas outras qualidades que o mercado de trabalho busca hoje em dia. A educação financeira, apesar de parecer algo complicado, é apenas mais uma dessas lições que deve ser ensinada com calma, de forma leve e lúdica, e que vai fazer toda a diferença quando seu filho precisar administrar o próprio dinheiro.

Como tornar a educação financeira leve e divertida?

Alguns conceitos do universo financeiro podem ser inseridos na rotina da criança de forma simples e lúdica, olha só:


Um bichinho que guarda moedas!

Em formato de porquinho, qualquer outro animal ou elementos do universo infantil, o cofrinho é parte da vida de muitas crianças. Quase sempre, ele chega como um presente de aniversário ou como uma tentativa de os pais ensinarem os pequenos a guardarem dinheiro com disciplina. Explique para a criança para que o cofrinho serve e sobre a importância de “alimentar o porquinho”, não tirando nada dele até que esteja cheinho de moedas.

Estimule o pequeno dizendo que, depois que o cofrinho estiver cheio, ele poderá usar o dinheiro para comprar aquele brinquedo especial ou até gastar na próxima viagem da família, comprando algo bem diferente para o seu quarto, doces que nunca tinha provado ou até pagando o próprio almoço no restaurante. Esse tipo de conquista deixa as crianças super orgulhosas, elas se sentem mais maduras e responsáveis – então não estranhe se parte do dinheiro for usado para comprar um novo cofrinho!

Reunião de família

Sabe aquela época em que os pais se unem para calcular os gastos e ganhos do próximo mês? Que tal inserir as crianças nessas reuniões? Falar sobre dinheiro pode ser algo mais fácil se você tiver a rotina da casa como exemplo, comentando sobre as compras do mercado, contas a pagar, necessidades como abastecer o carro, etc., e as crianças vão se sentir super felizes e “adultas” por serem convidadas a participar desse momento tão sério e importante. Mesmo que ainda sejam pequenas, com quatro ou cinco anos, elas vão perceber que dinheiro é algo importante e deve ser tratado com responsabilidade, pois os pais ficam mais sérios e concentrados quando fazem as contas. Para começar, ter essa noção já é o suficiente.

Porém, não subestime as crianças: elas são inteligentes e aprendem super rápido! Aos poucos, você vai perceber, o pequeno vai perdendo o medo do assunto, vai começar a fazer perguntas sobre empréstimos, poupança, cartões de crédito, e logo estará fazendo pedidos e sugestões para o mês seguinte, apontando que realmente precisa de um tênis novo ou que está disposto a comprar um doce só, para ter a chance de experimentar aquele mais caro, em vez de cinco doces mais baratos.

Ah, além de fortalecer os vínculos entre vocês, as reuniões de família também são uma ótima ocasião para exercitar a matemática!

Jogos financeiros para os pequenos se divertirem

Se tem uma coisa que as crianças adoram são os jogos, por isso eles são ótimos aliados para ensinar sobre várias coisas, inclusive educação financeira.

O famoso Banco Imobiliário, por exemplo, é perfeito para familiarizar as crianças com a ideia de dinheiro, comprar, vender, contar as notas certinho para dar o troco, etc., além de ensinar que cada coisa que se quer comprar tem um valor diferente. Você pode usar a brincadeira para iniciar conversas sobre dinheiro com os pequenos, sem fugir do lúdico, enquanto todos se divertem comprando e vendendo imóveis em uma tarde de chuva.

O desafio da mesada

Junto com o cofrinho, a mesada é o meio mais tradicional de iniciar os pequenos na vida financeira, ajudando as crianças a desenvolverem uma boa relação com o dinheiro desde cedo – e a melhor forma de introduzir esse costume é por meio de um desafio mensal de metas e recompensas.

Por volta dos cinco anos, a criança já pode começar a participar das atividades domésticas, como trocar a água dos bichinhos de estimação, guardar os próprios brinquedos ou recolher as folhas secas espalhadas pelo jardim. Então, de acordo com a idade do seu filho, você pode criar uma tabela com atividades que devem ser cumpridas ao longo daquele mês (ou todos os dias, ou uma vez por semana, de acordo com cada tarefa e com a sua rotina). Ao lado de cada tarefa, você coloca uma recompensa pequena em dinheiro e, no fim do mês, verifique junto com seu filho o que foi cumprido ou não, fazendo assim o cálculo total da mesada.

A lista do desafio pode ter outros itens além de tarefas domésticas, como não brigar com os irmãos, tomar banho todos os dias, estar na média em todas as matérias da escola, etc. O legal dessa ideia é justamente isso: ela é totalmente personalizável! Os pequenos vão aprender sobre o valor de cada centavo, sentirão falta no mês que ganharem menos e vão passar a entender que tudo o que eles fazem ou deixam de fazer tem consequências, uma lição super importante para a vida.

Apenas cuidado para não pressionar demais as crianças e nem ameaçar com o corte de mesada, pois parecerá algo injusto para eles. Procure elogiar sempre seus progressos e faça-os ver, por exemplo, que manter o quarto organizado facilita na hora de escolher um brinquedo ou fazer a lição de casa, e que ele deve ser arrumado porque é a coisa certa a fazer, não apenas pela recompensa da mesada.

Falar sobre dinheiro com as crianças, dar dinheiro e ensinar a administrá-lo de forma consciente é uma forma de demonstrar confiança em suas capacidades, além de dar aos pequenos certo poder e uma independência que nunca tiveram antes; eles ficarão muito gratos por isso e farão o melhor possível para que você se orgulhe deles. De forma simples, natural e com muita paciência, você estará dando o primeiro passo para formar um adulto responsável e financeiramente estável.