Notícias

Ideias simples e criativas para organizar os brinquedos

01 de Junho de 2020

Ideias simples e criativas para organizar os brinquedos

Ensinar a criança a guardar cada brinquedo no seu lugar nunca é uma tarefa fácil, porque os pequenos não compreendem a necessidade de manter a casa organizada; cabe aos pais a tarefa de ensinar, com paciência e bons exemplos. Para ajudar você nessa missão, apresentamos no post de hoje algumas sugestões de organização de brinquedos para acabar com a bagunça!

Manter os brinquedos em lugares acessíveis

É importante que as crianças possam ter liberdade na hora de brincar, por isso, procure manter os brinquedos sempre ao alcance de suas mãos, assim você também pode ensiná-las a organizar os brinquedos depois que terminarem de brincar, mantendo o ambiente sempre organizado. Incentive o pequeno a fazer sua parte; com o tempo, será algo natural para ele também.


Organizar tudo por categorias

Separe os brinquedos em categorias. Carrinhos, bonecas, livros, quebra-cabeças, bichinhos de pelúcia, etc., todos com seus iguais, em lugares próprios. Se preferir, você também pode separar por tamanho, cor, tipo ou qualquer outra classificação, desde que fique fácil para a criança entender onde está cada brinquedo e guardar depois no mesmo lugar.


Etiquetas para identificar os brinquedos

As etiquetas são a melhor escolha para marcar cada caixa, pote ou nicho e assim manter tudo bem arrumadinho. Para as crianças que já souberem ler, é mais uma maneira de ensinar a importância da organização dos seus pertences; para as que estão na fase de alfabetização, as etiquetas se transformam em mais um incentivo à leitura. Se as crianças forem pequenas e não souberem ler, basta tirar uma foto ou fazer um desenho do conteúdo de cada caixa.

Prateleiras e caixas

A famosa caixa de brinquedos é uma das formas mais simples para organizar tudo e deixar ao alcance dos pequenos. Itens pequenos como blocos de montar podem ficar em caixas com tampa, para que as pecinhas não se percam, por exemplo. Os brinquedos maiores podem ser guardados em caixas grandes sem tampa ou em cestos como aqueles vazados, para facilitar a procura. Se preferir, pode expor os brinquedos grandes em nichos ou prateleiras, criando, além de um ambiente organizado, uma decoração legal para o quarto da criança!

Estante para os livros

Aquelas estantes horizontais fininhas são perfeitas para organizar os livros das crianças, porque as capas ficam à mostra e isso facilita que o pequeno encontre o livrinho que está procurando. Apenas tome o cuidado de fixá-la na parede onde as crianças consigam alcançar e pronto, o espaço fica mais organizado e mais colorido!


Onde guardar as caixas?

Para manter as caixas de brinquedos ao alcance das crianças, mas sem acumular caixas espalhadas pela casa, a melhor alternativa é aproveitar os espaços internos do quarto dos pequenos. Se a cama das crianças tem vão livre na parte de baixo, organize as caixas daqueles brinquedos que são pouco usados (como fantasias ou jogos grandes), embaixo da cama. Se a cama tiver aqueles baús ou gavetões embaixo, melhor ainda! Outra ideia interessante é usar o espaço atrás da porta do quarto; existem organizadores do tipo sapateira que são perfeitos para instalar atrás da porta!


E os materiais de arte?

Aqueles materiais que causam sujeira, como tintas, massa de modelar, cola colorida, glitter, etc., podem ser deixados juntos em uma caixa e guardados em lugares mais altos, como prateleiras ou em cima do guarda-roupas. Assim, a criança só pega esse tipo de objeto com a supervisão de um adulto e diminui a chance de fazer sujeira e bagunça pelo quarto.


A prática do desapego

Se você já tem por hábito manter a casa organizada, sabe que essa regra vale para tudo, né? Então, com os brinquedos não pode ser diferente: chame seu filho e, juntos, selecionem brinquedos que não são mais usados e que possam ser doados, além de jogar fora os que estiverem quebrados ou com outros problemas. Além de ensinar a organizar o seu espaço, você também mostra a importância de pensar nas outras crianças e compartilhar coisas boas com elas. Se a criança for pequena demais para entender esses conceitos, é claro, o jeito é encarar essa tarefa sozinhos, pelo menos por enquanto.

Com as crianças em casa por mais tempo, a organização dos brinquedos torna-se algo essencial para a harmonia do ambiente, e esperamos que essas sugestões tenham inspirado você a propor soluções criativas e simples para esse desafio. Ensinar seu filho a organizar e cuidar dos próprios brinquedos é o primeiro passo para torná-lo uma pessoa responsável e consciente no futuro – seja você o exemplo!