Notícias

História e curiosidades sobre o Halloween

31 de Outubro de 2020

No dia 31 de outubro, muitos lugares ao redor do mundo celebram o Halloween, uma tradicional festa onde as pessoas se fantasiam como monstros e criaturas assustadoras da cultura popular e se divertem em grandes festas ou, no caso das crianças, nas portas das casas vizinhas pedindo doces. Mas você sabe como surgiu essa celebração?

A origem do Halloween

Muitos historiadores apontam que a festa atual do Halloween começou como um festival importante praticado pelos antigos povos celtas. Essa celebração marcava o fim do verão, além de ser considerada como a passagem de ano segundo o calendário deles.

Os celtas acreditavam que, durante esse festival, as barreiras que separavam o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixavam de existir, e assim as almas poderiam, por aquela noite, vagar pela terra. As fogueiras (ou lanternas) eram acendidas em todos os lugares onde algum grupo estivesse festejando, com o objetivo de manter os mortos longe dos vivos. Já a fartura de alimentos simbolizava as colheitas que os abasteceriam durante o próximo inverno, além de homenagear as pessoas queridas que já se foram. Esse festival dos celtas, chamado Samhain, era celebrado em 1º de novembro.

Com o tempo, muitos países da Europa passaram a adotar o 1º de novembro como All Saints Day (dia de homenagem aos santos, data criada pela Igreja Católica) e, em 2 de novembro, celebrava-se o All Souls Day (dia de orar pelos mortos, que chamamos hoje de Dia de Finados). O dia 31 de outubro acabou sendo a data mais próxima para manter as tradições dos povos antigos, transformando-se em All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. Essa celebração acabou incorporando várias tradições dos povos britânicos, assumindo, mais tarde, o nome de “Halloween”, como uma contração de “All Hallows’ Eve”.

No começo, o Halloween era uma tradição restrita aos britânicos, mas, em meados do século XIX, houve uma migração em massa de irlandeses para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Com o tempo, a celebração começou a ser assimilada por toda a sociedade norte-americana e transformou-se em uma das festas mais tradicionais dos Estados Unidos, espalhando-se peo mundo nas décadas seguintes.

Curiosidades sobre o Halloween

  • As cores laranja, preto e roxo não foram escolhidas por acaso para representar a festa. Segundo a cultura celta, o laranja representa a vitalidade e a energia; preto é a cor predominante dos bruxos e magos, e o roxo representa a magia da celebração.
  • Os americanos comem em média 2 kg de doces de Halloween – o peso de um pequeno chihuahua fantasiado.
  • O gato preto se tornou um símbolo do Halloween porque várias civilizações afirmavam que as bruxas se transformavam em um gato preto. Hoje, porém, o gatinho é símbolo da autoconfiança, independência e liberdade.
  • A abóbora mais pesada do mundo cresceu em um jardim suíço: 950kg – o mesmo peso de um pequeno carro.
  • Algumas cidades dos EUA proíbem maiores de 12 anos de participarem da brincadeira de “Doces ou Travessuras”. Um adolescente que for pego pedindo doces junto com os mais novos pode pagar uma multa de até mil dólares!
  • As esculturas de abóboras no Halloween não são apenas diversão – acredita-se que servem para espantar os maus espíritos e manter os vivos protegidos.
  • Gostou das infos? Então aproveite essa época de Halloween para se divertir, com ou sem fantasias, junto das pessoas que você gosta, essa é a verdadeira magia que existe no mundo!