Notícias

Filmes divertidos que trazem lições importantes para os pequenos

24 de Março de 2021

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

Em um mundo onde os animais vivem como humanos dos dias de hoje, Judy se torna a primeira coelha a fazer parte da polícia da cidade, até então formada apenas por animais bem maiores do que ela. Enquanto investiga um caso de desaparecimento, Judy acaba contando com a ajuda da raposa-macho Nick, que vê na trapaça o único jeito de ser respeitado depois de passar toda a vida sofrendo bullying dos outros animais. O filme é ótimo para conversar com as crianças sobre tolerância, respeitar as diferenças e como lidar com o bullying, além de temas como a persistência e a empatia, tão necessários nos dias de hoje.

Wall-e (2008)

O enredo do filme se passa no ano de 2805 d.C e conta a história de um robô que passa a limpar o lixo da Terra deixado pelos seres humanos, que passaram a viver em uma nave. A animação é ótima para ensinar aos pequenos sobre o consumo excessivo, todo o lixo que criamos e a forma como estamos lidando com nosso planeta. Nunca é cedo para explicar sobre reciclagem, sustentabilidade e um básico de educação ambiental, e Wall-e pode ser um excelente início de conversa!

Quero Ser Grande (1988)

Se seu filho ainda não chegou na adolescência, mas já começou a reclamar que a infância está cheia de proibições, experimente o clássico “Quero Ser Grande”. O filme conta a história de um menino que, cansado de não poder fazer nada nem ir onde quer, deseja ser “grande”. No dia seguinte, ele acorda adulto, mas ainda com a mente de criança, o que rende muitos problemas, aventuras, risadas e cenas inesquecíveis. Depois desse filme, seu pequeno vai entender melhor que a vida de adulto tem coisas boas, mas não é perfeita. Converse com ele sobre aproveitar cada fase da vida e dar valor ao que conquistamos; é uma lição bem importante.

Tá dando onda (2007)

E se o surf tivesse sido criado há muito tempo, pelos pinguins? Essa animação carregada de humor e personagens icônicos foca na história de Cadu, um jovem pinguim que sonha em ser um surfista profissional. Mesmo sem apoio de quem é próximo a ele, Cadu parte em uma aventura para participar de um grande campeonato, onde tem a chance de encontrar seu ídolo e aprender com ele sobre o verdadeiro significado da dedicação e da amizade. Além de ser super engraçado, o filme ajuda a criança a perceber que, com foco e trabalho duro, sempre vale a pena acreditar em si mesma e seguir os sonhos, por mais malucos que pareçam.

A viagem de Chihiro (2001)

Ótima escolha de filme para agradar até o seu filho maiorzinho que gosta de animação japonesa, já que trata-se de um longa-metragem no estilo anime. Quando os pais da pequena Chihiro, de 10 anos, são transformados em porcos por uma bruxa má, ela parte em uma jornada perigosa, onde conhecerá criaturas fantásticas e precisará enfrentar seus medos. A animação inspira os pequenos a serem corajosos quando algo importante está em jogo, além da necessidade de saber lidar com momentos difíceis e ter paciência, pois nem tudo na vida se resolve rapidamente.

Shrek (2001)

O ogro mais famoso de todos os tempos também pode ensinar algo aos pequenos! Em seu primeiro filme, Shrek vê sua vida ser invadida por personagens de contos de fada que resolvem se mudar para o seu pântano. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, ele se envolve em uma grande aventura com seu novo amigo Burro para resgatar uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Essa animação hilária ensina, principalmente, a não julgar ninguém pela aparência, uma vez que temos um ogro sensível e uma princesa perfeitamente capaz de se defender sozinha. O final do filme também é bom para levantar questões sobre o respeito a opiniões diversas, afinal, o que é feio para nós pode não ser para os outros, e vice-versa.

Divertida Mente (2015)

Como funciona nossa mente? O que direciona nossas escolhas? Em Divertida Mente, as emoções aparecem como personagens coloridos e curiosos, como a Alegria, o Medo e a Raiva, mostrando toda a confusão na mente de uma menina chamada Riley quando ela precisa mudar de cidade por conta do novo emprego do seu pai. Além de explicar, de forma lúdica, sobre o funcionamento do cérebro, o filme ressalta a importância de todos os sentimentos e também das nossas memórias, além de deixar claro que manter o equilíbrio e o controle desse “mundo” dentro de nós é essencial.

Valente (2012)

E se a princesa nunca quis ser uma princesa? Essa é a história da menna Merida, uma jovem fora dos padrões da realeza que é muito criticada pela mãe por causa disso. Quando Merida não aceita seu destino, ela pede a uma bruxa um feitiço capaz de transformar a sua mãe – mas, em vez de modificar as opiniões da mãe sobre ela, o feitiço acaba transformando a rainha em um urso selvagem! O filme mostra às crianças que vale a pena enfrentar desafios para ter a liberdade de ser quem você é, conquistar seu lugar no mundo e ser feliz. Temas como o papel da mulher na sociedade também podem ser introduzidos, principalmente com os maiorzinhos.

Vale a pena dar uma chance às comédias e animações; os filmes desses gêneros hoje em dia estão super bem elaborados, agradando cada vez mais aos adultos! Enquanto você relaxa e se diverte com filmes mais leves, seu filho vai adquirindo memórias e conhecimentos que podem ajudá-lo a tomar as decisões certas por toda a vida.