Notícias

Dores Comuns na Infância

12 de Agosto de 2020

Cuidar da saúde dos pequenos é uma das tarefas mais importantes para os pais, que devem estar sempre atentos a sintomas e consultar sempre um pediatra para acompanhar o desenvolvimento dos filhos – mas, não se desespere! Algumas dores, doenças e desconfortos fazem parte da vida de toda criança e alguns problemas no caminho não poderão ser evitados.

Dores do crescimento


Entre os três e cinco anos, é natural que as crianças reclamem de dores musculares; isso acontece porque o corpo delas está crescendo e se desenvolvendo o tempo todo, às vezes mais rápido do que o esperado, e isso pode causar pequenas dores, principalmente nas pernas, panturrilhas, coxas e joelhos, além dos braços. Dores de cabeça também fazem parte desse processo, por causa do esforço que o corpo está fazendo para crescer.

Essas dores musculares são comuns principalmente durante a noite e o começo da manhã, quando a musculatura está mais relaxada. Geralmente, os sintomas desaparecem sozinhos depois de um tempinho, então não se apresse em oferecer analgésicos e relaxantes musculares; em vez disso, ofereça estímulos como bolsas de água quente no local. Quanto menos medicação for necessária nesse período, melhor!

Os problemas mais comuns entre as crianças

Doenças “de criança” - Caxumba, Catapora, Rubéola e Sarampo: Super comuns na infância, essas doenças têm origem viral e podem ser prevenidas com a vacina conhecida como tetraviral ou tetravalente. Nem sempre a vacina é suficiente, mas a cance de uma criança vacinada sofrer contágio é bem pequena.

Infecções no ouvido: A otite média é uma infecção que causa dores no ouvido por causa do acúmulo de secreções, resultante de uma gripe, resfriado ou até mesmo do excesso de leite que escorre quando o bebê é amamentado na horizontal. Já a otite externa é causada geralmente por excesso de umidade. Para diminuir a frequência desses problemas, procure manter as orelhas da criança sempre limpas.

As temidas viroses: Vilãs que podem ser contraídas pelo contato com vírus, bactérias e parasitas, as viroses atacam o sistema imunologico infantil de várias maneiras, sendo praticamente impossível prevê-las e, portanto, evitá-las.

Dor de garganta: Assim como a dor de ouvido, ela pode vir como “brinde” em gripes e resfriados. A infecção pode atingir a faringe e amígdalas, causando dor e incômodo aos pequenos.

Gripes e resfriados: Nos dois casos, a principal forma de contágio é a saliva, eliminada durante tosses e espirros. Um resfriado costuma ser mais leve, com coriza e irritação das mucosas, já o pacote da gripe inclui febre, dor muscular e cansaço. A vacinação contra a gripe é recomendada a partir dos 6 meses.

Refluxo: Muito comum entre os bebês, essa doença pode causar bastante preocupação no primeiro ano da criança, já que ela se alimenta principalmente do leite que, por ser líquido, retorna do estômago para o esôfago, causando desconfortos e dores.

Alergias: A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com substâncias aparentemente inofensivas, como um tempero, poeira, algum alimento ou os pelos do seu bichinho de estimação. Muitas vezes as alergias desaparecem ao longo da vida, mas também podem se intensificar, e aí será necessário um tratamento.

Sabendo um pouco mais sobre os desconfortos que são comuns entre crianças, você consegue manter a calma e tratar cada caso da melhor maneira, claro, sempre sob orientação do seu pediatra!