Notícias

​Diversão em casa: ideias de brincadeiras para as crianças!

06 de Maio de 2020

Diversão em casa: ideias de brincadeiras para as crianças!

É verdade que os pequenos não estão em período de férias e, mesmo em casa, devem manter os estudos em dia, mas também é verdade que a mudança na rotina permite mais tempo livre, e aí as crianças querem e devem usar esses momentos para brincar!

A brincadeira é uma atividade fundamental na infância; é nessa hora que os pequenos aprendem sobre regras, trabalho em equipe, usar a imaginação e muitas outras lições que vão levar para a vida. Por isso, confira essas sugestões para a criançada brincar, mesmo em casa:

Brincar de criar histórias!

Ler e contar histórias para as crianças é muito bom, mas, nessa brincadeira, todos da casa vão se envolver na criação de contos incríveis. É muito simples: você começa uma história e pede para as crianças continuarem. Cada um fala durante um certo tempo, acrescentando personagens e acontecimentos, depois passa para o próximo e assim por diante, até a história ter um fim. É uma brincadeira fácil e divertida, para a criançada soltar a imaginação!


O insuperável Stop!

Um clássico dos dias de chuva e intervalos de aulas desde a nossa infância, o Stop (também chamado de adedanha) é simples, divertido e envolvente, que também ensina novas palavras e treina o raciocínio rápido dos jogadores!

Jogue boliche em casa!

Nas brincadeiras em casa, imaginação é tudo! Então, as garrafas pet vazias podem se transformar em pinos de boliche, aquela bola de tênis antiga se torna uma bola de boliche perfeita, e pronto! Basta encontrar um lugar da casa que possa ser usado como pista, organizar os pinos e se divertir durante horas em competições emocionantes!

Jogo da memória dos brinquedos!

Peça para o seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada brinquedo e imprima duas cópias pequenas de cada foto. A seguir, recorte as figuras em quadrados iguais, misture as peças e pronto, seu pequeno tem um jogo da memória personalizado!

Telefone de latinha!

Mais um clássico da nossa infância que temos a chance de reproduzir! A brincadeira não tem segredo: pegue duas latinhas vazias e bem limpinhas, retire a tampa e faça um furo no fundo. Conecte as duas latinhas com um barbante, passado pelo furo, entregue aos seus filhos e veja a magia acontecer! Essa brincadeira é perfeita para irmãos, que podem usar as latinhas como um sistema interno de comunicação entre os quartos. Super moderno, né?

Para os pequeninos, encaixe as formas!

Uma brincadeira simples e super didática: desenhe círculos, quadrados, triângulos e várias outras formas de tamanhos diferentes em uma cartolina, com canetinhas coloridas. Depois, recrie as mesmas formas, com os mesmos tamanhos, em papéis coloridos. Recorte cada uma e entregue para o seu pequeno, para ele brincar de encaixar.

Quem sou eu?

Um jogo super divertido para todas as idades, o “Quem sou eu?” é sucesso nos videos em dupla no Youtube, pois rende respostas inusitadas e muito engraçadas! A proposta é simples: cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio da família, escreve o nome em um papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada pessoa faz perguntas para os outros jogadores sobre quem ela é, como “eu sou uma mulher?”, “eu estou em um gibi?”, etc. Os outros jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar, e vence quem acertar com menos dicas!

Pintura com água!

Brincadeiras com tinta são divertidas, mas a bagunça pela casa é inevitável, né? Então, que tal ensinar as crianças a pintarem com água? É muito simples, basta separar um pote com água, um pincel e um papelão liso (quanto maior, mais legal será o quadro!). Acostumados com vários tipos de tinta, os pequenos vão se surpreender ao descobrirem que também dá para desenhar usando água, e, mais ainda, quando a água for absorvida pelo papelão, dando origem a uma nova tela em branco! Recomendamos tirar uma foto com o celular ao fim de cada novo quadro pintado pela criança, para que nenhuma obra se perca!

É verdade que os pequenos não estão em período de férias e, mesmo em casa, devem manter os estudos em dia, mas também é verdade que a mudança na rotina permite mais tempo livre, e aí as crianças querem e devem usar esses momentos para brincar!

Monte o álbum da família!

Olhar fotos antigas é um hábito que muitos pais tinham na infância, mas que se tornou quase impossível de reproduzir nos dias de hoje, em que muitos não revelam mais suas fotos. Então, que tal aproveitar esse momento em que a família está reunida em casa para explorar aquelas imagens de dez anos atrás que estão salvas na nuvem ou nas redes sociais? Escolham juntos as fotos que representem as melhores lembranças para cada um da família, depois você pode reunir todas em um pen drive para revelar. Compre alguns álbuns bem bonitos e convide as crianças para ajudarem na montagem. Esses momentos com certeza vão render boas risadas, além de unirem a família em torno de boas recordações.

Gostou das ideias? Então, deixe o celular de lado e relaxe um pouco, porque é hora de brincar!