Notícias

Dicas para reduzir os enjoos na gravidez

18 de Novembro de 2020

O período da gestação é uma das fases mais bonitas e únicas para a mulher, é quando seu corpo e sua mente se acostumam à ideia de gerar um novo ser dentro de si, preparando-se de várias formas para nutrir e cuidar do bebê que está a caminho. Mas sabemos que nem tudo são flores, e tantas mudanças repentinas costumam provocar os famosos enjoos da gravidez. Por isso, no post de hoje, damos algumas sugestões para diminuir a frequência desses episódios tão desagradáveis para a futura mamãe.

O que causa o enjoo?

O corpo da mulher muda muito durante a gravidez. O estômago produz mais ácido, a digestão fica mais lenta e o crescimento do útero empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta, sem falar da grande alteração hormonal. Especialistas acreditam que os enjoos e vômitos tenham uma relação com os níveis do hormônio beta-hCG (o mesmo utilizado no teste de gravidez de sangue). Quanto maior o nível desse hormônio, será maior também a chance de a mamãe sofrer com náuseas e vômitos durante a gravidez. Vale lembrar que o estresse e o medo, comuns nesse período, também contribuem para que o enjoo aconteça

Como diminuir a frequência dos enjoos?

Não se deixe enganar: não existe nenhuma receita milagrosa para acabar com os enjoos, mas algumas atitudes podem reduzir os enjoos e deixar eles mais toleráveis. Confira algumas dicas:

Evitar cheiros e comidas fortes ou que causem náusea: Durante a gestação, as mulheres ficam mais sensíveis a sabores e odores, por isso, evite, sempre que puder, cheiros e comidas com odores muito fortes que possam ou que já causaram náusea.

Mantenha-se hidratada: Água é sempre o melhor remédio! Beba água de tempo em tempo, mas evite beber qualquer coisa durante as refeições.

Prefira o consumo de alimentos mais frios e menos temperados: Escolha alimentos leves, não muito temperados e em temperatura ambiente ou frios, assim eles exalam menos cheiro e causam menos mal estar.

Mexa-se! Praticar exercícios de acordo com a indicação médica é sempre bom, colaborando com a qualidade de vida e o bem estar, e isso não seria diferente durante a gestação.

Fazer refeições pequenas a cada três horas: O estômago vazio piora a sensação de enjoo, então evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal. Ah! Evite se deitar após as refeições; manter o corpo mais ativo faz com que ele trabalhe melhor, diminuindo a chance de náuseas.

Alimentos para diminuir os enjoos:

Gengibre: Pode ser o gengibre cru ou até mesmo os condimentos que levam gengibre na composição, como balas, biscoitos, pirulitos, chás, etc.

Chás de ervas: Os mais indicados são os de camomila, menta ou folhas de framboesa. Além de serem deliciosos, eles ajudam na digestão e, por isso, evitam as náuseas.

Limão: Com seu aroma e sabor ácido e azedo, o limão ajuda a manter o corpo equilibrado e evitar enjoos, e todas as formas são aceitas, desde um saboroso picolé de limão até o simples cheiro da fruta.

Biscoitos “água e sal” e torradas: A dica dos médicos é sempre manter um desses biscotinhos salgados por perto, especialmente para comer pela manhã, antes de começar o dia. Segundo eles, os carboidratos suaves são mais fáceis de serem digeridos, e são uma ótima primeira refeição para o dia.

Gostou das dicas? Agora você pode curtir toda a mágica da gravidez sem se preocupar tanto com os temidos enjoos, apenas incorporando hábitos simples ao seu dia-a-dia! Lembre-se apenas de conversar com seu médico sobre isso, ele também vai ter dicas ótimas para você, assim, você e o bebê terão um início de convivência mais seguro, saudável e sem o incômodo dos enjoos.