Notícias

Dicas para organizar um chá de bebê inesquecível!

27 de Setembro de 2019

O período da chegada de um bebê é um momento de grande alegria, por isso o chá de bebê é tão especial: por ser uma forma de compartilhar essa alegria com os amigos e familiares! É normal que as mães tenham dúvidas sobre como planejar esse evento, quem convidar, o que servir, etc. Por isso, confira essa série de dicas para acertar nas escolhas e tornar o chá de bebê inesquecível!

ESCOLHER UM LOCAL

- Em casa: É um lugar privado, confortável e íntimo, ideal para um evento tão pessoal. Você tem liberdade total na cozinha e todos sabem onde é o banheiro!

- Em um restaurante: Basta ligar antes, informar o número de convidados e pronto. Tente acomodar as preferências de todos ao escolher um restaurante, mas a cozinha preferida da futura mamãe deve ser prioridade.

TEMA PARA CHÁS DE BEBÊ

Antes de começar a criar convites e decorações, pense em um tema. O tema deve refletir a personalidade e as preferências da futura mamãe, e também pode ser centralizado no novo bebê, seja menino ou menina. Se você não sabe o sexo do bebê, pode criar um tema com gravatas-borboletas e borboletas, ou com um safári.

QUEM CONVIDAR PARA O EVENTO?

A resposta depende de vários fatores. O primeiro é o seu orçamento: quantos convidados você pode atender, considerando os gastos que terá com a festa? Além disso, o local também deve ser levado em conta. Muitas mamães preferem convidar apenas mulheres para o seu chá, portanto, escolha se irá convidar seus amigos, familiares e os maridos das suas amigas.

O QUE SERVIR EM UM CHÁ DE BEBÊ?

Uma questão muito comum é quais comidas e bebidas servir no chá de bebê. Considerando que a maioria dos eventos acontece à tarde, confira algumas sugestões:

- Como opções salgadas: omeletes, pão de queijo, salgadinhos como mini esfihas, bolinhas de queijo e coxinhas, pães diversos, frios, queijos, mini cachorro-quente, patês com torradinhas e sanduíches.

- Doces: bolos, tortas, pavês, docinhos como brigadeiros e beijinhos, doces caseiros como doce de leite, geleias e goiabada. Além disso, as frutas cortadinhas ou uma salada de frutas também são excelentes alternativas. Uma ideia bonita e deliciosa são os cupcakes, que ainda podem ser usados como lembrancinhas do seu chá!

- Bebidas: sucos, leite, chás, refrigerante, café e água.

LEMBRANCINHAS

A lembrancinha mais comum nos chás de bebês são docinhos, como balinhas coloridas, que podem vir em potinhos de vidro ou de plástico, potinhos em formato de mamadeira, saquinhos de tecido, etc. As alternativas são muitas, e todas são lindas! Além de ser um mimo charmoso e barato, ainda pode servir como decoração.

Uma opção diferente é dar esmaltes para as convidadas. Em casos assim, basta colocar uma tag no esmalte e pronto! Oferecer cataventos como lembrancinha também é uma ótima ideia.

DIVIRTA-SE COM BRINCADEIRAS!

Comece a festa quebrando o gelo – peça para que todos levem fotos de quando eram bebês, para mostrar e tentar adivinhar quem são. Você pode incluir brincadeiras sobre conhecimentos gerais, corridas com ovos, barras de chocolate em fraldas - um clássico! - e testar os conhecimentos dos convidados sobre nomes de crianças. Chás de bebê geralmente terminam após algumas horas, mas a lembrança da diversão que tiveram nesse dia durará a vida toda!

DICAS PARA GASTAR MENOS COM O CHÁ DE BEBÊ

Ter um filho é uma dádiva, mas definitivamente não é barato. Os gastos começam na gravidez, quando os pais precisam comprar uma série de itens para o enxoval do pequeno, e é muito comum não sobrar muito dinheiro para o chá de bebê. Mas, com algumas atitudes simples, é possível sim economizar e fazer um chá de bebê lindo e sem gastar muito! Veja algumas sugestões:

- Aposte no convite online! Vários sites ajudam na confecção do convite online, que pode ser entregue aos convidados via Whatsapp, Messenger ou por e-mail mesmo.

- Atenção aos convidados! Quanto mais pessoas você chamar, maiores serão seus gastos com comidas e bebidas. Por isso, uma boa opção é convidar apenas amigos próximos e familiares.

- Atenção aos horários! Se você quer economizar, o ideal é realizar o chá na hora do lanche da tarde, pois quando o evento é realizado no horário do almoço ou jantar, o gasto com a alimentação é bem maior

- Aposte em docinhos fofos e lindos! Uma ótima alternativa são as balinhas e docinhos coloridos. São mais baratos e ainda ajudam a enfeitar a mesa do seu chá!

- Decoração com balões! As bexigas são grandes aliadas para deixar a decoração do seu chá de bebê linda e ainda gastar pouco!

- Peça itens emprestados! Seja umas cadeiras a mais ou aquela mão amiga na organização, pedir ajuda aos amigos, parentes e vizinhos não é vergonha nenhuma e é uma ótima maneira de economizar.

- Pesquise os preços! Uma boa forma de economizar sem afetar a qualidade é definir a data do evento om antecedência e aí abusar da pesquisa de preços para os itens do seu chá.

- Função dupla para as lembrancinhas! Escolha lembrancinhas que, além de agradar os convidados, também sirvam como parte da decoração do seu chá. Uma maneira de fazer isso é com potinhos de balas coloridas ou cupcakes, por exemplo.

- Use as luzes de Natal na decoração! Isso mesmo! Basta pendurá-las na parede atrás da mesa principal, ou use sua criatividade para criar algo customizado com as cores da festa!

Gostou do tutorial? Então, mãos à obra! Torne a experiência do chá de bebê marcante na sua vida, e prepare-se, pois será apenas uma amostra da maravilha que é a maternidade!