Notícias

Dia dos Avós: Valorizando a família e a sabedoria dos mais velhos!

26 de Julho de 2021

Como surgiu o Dia dos Avós?

Segundo a tradição católica, existe a história de Ana e seu marido Joaquim, que já estavam em idade avançada e ainda não tinham filhos. Graças à fé e aos bons valores que o casal cultivava em seu lar, um anjo apareceu e comunicou que Ana daria a luz a uma criança – a menina, no caso, era Maria, reconhecida pelos católicos como a mãe de Jesus.

Por essa tradição, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e também dos casais que desejam ter filhos. O casal também é considerado padroeiro dos vovôs e vovós. A data de 26 de julho recorda a canonização de ambos os santos, em 1584, pelo papa Gregório VII.

Antes da Dona Aninha, porém, o dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós. Ana Elisa Couto (1926-2007) foi uma senhora portuguesa que tinha seis netos e que, durante quase 20 anos, reivindicou a criação de uma data comemorativa para os avós. Assim, em Portugal, a data foi instituída pela Assembleia da República em 2003 e hoje é popular no país, assim como no Brasil, na Espanha e em vários cantos do mundo.

Ensine seu filho a valorizar o vovô e a vovó

Devemos ter muito respeito com os avós, pois além de serem pessoas mais velhas, são a herança de nossas famílias. Além do mais, eles possuem muita experiência de vida e muitos conhecimentos que só anos e anos de vivência são capazes de ensinar, e até aqueles de cultura mais simples sempre surpreendem com boas histórias, informações e ensinamentos sobre a vida.

Os avós são a base de uma família, acompanhando cada percalço e cada conquista da família dos seus filhos, amparando sempre que necessário e muitas vezes ajudando na criação dos netos. Por isso ressaltamos a importância de manter os laços afetivos com eles, buscando sempre retribuir todo o bem que nos fazem e fizeram ao longo da vida. Lembre-se de que o maior prazer de suas vidas é ver a família bem, todos em harmonia, felizes e com saúde!

Assim, ensinar seu filho a respeitar os avós, ouvir seus conselhos e valorizar os momentos juntos fará dele uma criança mais feliz, segura e consciente, além de fazer bem para os velhinhos também, que vão adorar cada nova oportunidade para mimar o netinho! Feliz Dia dos Avós!