Notícias

Dia do Irmão: Benefícios de ter um irmãozinho

05 de Setembro de 2021

Um amiguinho em tempo integral

Assim como os amigos, os irmãos são uma referência importante para o desenvolvimento dos pequenos, pois são o parâmetro de “como funciona o mundo para alguém parecido comigo”. É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores.

O irmão ajuda a encarar melhor os primeiros dias na escola, ensina a andar de bicicleta, a desenhar, jogar bola, dançar, sem contar que, muitas vezes, é o primeiro contato com outra criança. E não importa a ordem de nascimento: caçula, do meio ou mais velho, todos aprendem uns com os outros. Trabalhando bem esse relacionamento, ele pode evoluir para uma amizade verdadeira, com a vantagem de o amigo estar sempre por perto, se divertindo e aprendendo junto!

Cabe aos pais a formação do caráter dos seus filhos, moldando desde sempre o relacionamento entre os irmãos, inclusive mediando as inevitáveis brigas quando necessário e evitando comparações entre eles. A administração dos conflitos é difícil, mas tem que ser feita. O fundamental é procurar ser justo e saber que, apesar de irmãos, são pessoas diferentes e vão se desenvolver de acordo com as próprias características.

Outras razões para dar um irmãozinho ao seu filho:

  • Vão aprender a se proteger e trabalhar em equipe;
  • Eles vão aprender a compartilhar, seja o quarto, a televisão ou o último cookie de chocolate. Isso será útil para eles no futuro;
  • Os irmãos se ajudam em tempos difíceis. Seja um joelho ralado, uma nota baixa ou um coração partido, eles estarão sempre lá um pelo outro;
  • Eles formarão um time: não vão precisar marcar dias para brincar tendo um amigo na mesma casa;
  • Vão aprender a resolver os próprios problemas;
  • Terão um parceiro com quem comemorar as coisas boas;
  • Vão envelhecer juntos. Amigos vêm e vão, mas família é para sempre. Ter um irmão garante que seu filho terá sempre alguém com quem contar.

  • Seja biológico, adotivo, gêmeo ou até aquele amigo que vira um irmão, não importa. O que vale é incentivar a convivência saudável entre eles, estimulando essa cumplicidade que vai amadurecendo aos poucos, a cada aniversário, discussão, viagem ou brincadeira nova. Quando você menos esperar, verá essa relação se tornar um exemplo de amizade, lealdade, amor e confiança que manterá os dois unidos por toda a vida.

    Ah! Celebre o dia 05 de setembro com seus irmãos também, aproveite a chance de mostrar aos pequenos os benefícios desse relacionamento do jeito que eles gostam: na prática!

    Feliz Dia do Irmão!