Notícias

DIA DA PIZZA: curiosidades que você precisa saber

10 de Julho de 2020

DIA DA PIZZA: curiosidades que você precisa saber

Em todo 10 de julho, o Brasil celebra o Dia da Pizza, esse prato tão amado pelas famílias e grupos de amigos – mas você sabe tudo sobre essa delícia? No post de hoje, trazemos várias curiosidades super legais sobre a pizza, para você apreciar ainda mais essa maravilhosa criação!

A origem da pizza

A pizza, como consumimos hoje, com molho de tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do ano 1520, mas há quem diga que o conceito de pizza exista desde antes de Cristo, quando soldados gregos e egípcios assavam um pão achatado em seus próprios escudos, cobrindo com azeite e especiarias!

O termo “pizza” apareceu pela primeira vez em um texto latino na cidade de Gaeta, em 997 a.C. O texto conta que uma determinada pessoa devia para outra pessoa “duodecim pizze” – ou, traduzindo, doze pizzas.

A pizzaria mais antiga do mundo está em Nápoles, é chamada Antica Pizzeria Port’Alba. Ela foi fundada em 1830 e funciona até hoje. Imagine a sensação de comer uma pizza nesse lugar!

E pepperoni, você gosta? O primeiro pedido on-line de pizza já registrado foi justamente o de uma pizza de pepperoni!

A pizza mais cara do mundo!

Criada pelo famoso pizzaiolo Renato Viola, a pizza Luigi XII serve apenas duas pessoas, e sua base é praticamente de frutos do mar, como camarão vermelho, vários tipos de caviar e lagosta, além de uma farinha de trigo especial e outros ingredientes selecionados. Essa iguaria custa 8 mil euros – mais de 30 mil reais!!

E se não existisse o molho de tomate?

É isso mesmo! Até meados dos anos 1500, o tomate era bem raro na Europa, e não existia a combinação da massa com o molho que tanto amamos. Só depois da popularização do ingrediente, o molho começou a ser adicionado nas focassias, um tipo de pão Italiano, e logo chegou às pizzas.

O melhor dia para comer pizza!

Nada melhor do que reunir a família para comer uma pizza no fim de semana, né? Segundo uma pesquisa realizada pela ECD Food Service, os sábados são os dias preferidos para as pessoas pedirem pizzas no mundo inteiro!

A pizza da rainha!

No final do século XIX, o pizzaiolo Raffaele Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.


Você acha que come muita pizza?

Segundo a mesma pesquisa do ECD Food Service, os Estados Unidos lideram o ranking dos países que mais comem pizza, onde 95% da população come pizza regularmente.

O segundo lugar fica com a gente – os brasileiros consomem cerca de 1,7 milhões de pizzas ao longo do ano!

E, se você imaginava a Itália fechando o top 3, saiba que cada francês come em média 5 quilos de pizza por ano, desbancando os italianos!

Somente nos Estados Unidos, estipula-se que são vendidas 350 fatias de pizza a cada segundo!!

E você já pensou algum dia em como seria comer pizza no café da manhã, almoço e jantar? Era assim que os italianos se alimentavam no século XIX. O prato era considerado a base da alimentação deles.

A pizza na Ásia

Quando você pensa em deliciosas coberturas de pizza, maionese provavelmente não cruza a sua mente, né? Mas, no Japão, este é um costume normal.

Já na Índia, a cobertura preferida é a de Tofu. Pizza de carne de carneiro picada e pizza de gengibre em conserva também estão no topo da lista dos indianos. Bem diferente, né?

A maior pizza do mundo!

Os italianos entraram para o Guinness Book, famoso Livro dos Recordes, com a maior pizza já feita! Ela levou o nome de Ottavia, homenagem ao primeiro imperador de Roma, Otávio Augusto. A pizza mede inacreditáveis 40 metros de diâmetro, tem cerca de 25 toneladas e rendeu 5 mil pedaços!

A origem do PAC MAN!

Essa é muito boa! A falta de uma fatia na pizza foi a inspiração para Tohru Iwatami, o designer de jogos da Namco, criar o clássico personagem dos games, “Pac-Man”, no Japão, em 1980!


A pizza já foi para o espaço!

Em 2001, a Agência Espacial Russa recebeu mais de um milhão de dólares para entregar uma pizza de seis polegadas à Estação Espacial Internacional. O astronauta russo, Yuri Usachov, foi quem teve a honra de ser a primeira pessoa a receber uma entrega de pizza enquanto estava no espaço.

No dia 10 de julho de 1985, foi realizado um concurso em São Paulo que elegeu as 10 melhores pizzarias da cidade. Como o paulistano ama pizza, a repercussão do concurso foi enorme, e o dia 10 de julho acabou sendo reservado para comemorarmos o Dia da Pizza pelo Brasil. Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse prato tão querido, celebre o dia com a família, comendo sua pizza favorita!