Notícias

Curiosidades sobre a primavera, uma estação cheia de cores!

22 de Setembro de 2021

  • Estação das flores!
  • A primavera é a época do ano em que a natureza fica mais bonita e colorida, porque acontece o florescimento de várias plantas; por isso, ela é conhecida como A Estação das Flores, marcada por seus diferentes tamanhos, cores, perfumes e formas que deixam a paisagem mais alegre.

    Entre as espécies de flores mais conhecidas e amadas da primavera, estão a rosa, o girassol, a margaridinha, orquídeas, jasmim, hortênsia, gérbera, hibisco, boca-de-leão, crisântemo, narciso, violeta, dama-da-noite... e muitas outras!

    Cada tipo de flor apresenta suas próprias características, desabrochando em diferentes regiões do país e colorindo a natureza. E aí, tem alguma delas perfumando seu jardim nesse momento?

  • Por que, nos filmes e desenhos animados, a primavera é em abril?
  • Isso acontece porque as estações são diferentes dependendo do lugar onde estamos.

    No hemisfério sul do planeta, onde fica o Brasil, a primavera começa em setembro e vai até dezembro, quando começa o verão. Já no hemisfério norte, a primavera vai de março até junho – e é no norte da Terra que estão os países mais conhecidos da Europa e também os Estados Unidos, responsáveis por muitos dos conteúdos e histórias que chegam até nós.

    Quando começamos a pensar nisso, parece realmente confuso que as “férias de verão” nos filmes sejam em julho, por exemplo, mas o mundo globalizado ensina essas lições de adaptação, e, acredite, os pequenos muitas vezes captam essa mensagem mais rápido do que nós!

  • Clima bagunçado?
  • No Brasil, a primavera parece uma época meio instável em algumas regiões, né? Isso acontece porque é durante a estação das flores que atua o El Niño, um fenômeno natural que traz mais chuvas para a região Centro-Sul e mais secas para as regiões Norte e Nordeste, criando realidades bem diferentes dentro do mesmo país!

  • Por que “meia estação”?
  • Assim como o outono divide o verão do inverno, a primavera divide o inverno do verão, ou seja, elas são estações de transição, um período em que a natureza se transforma e vai, aos poucos, adquirindo as características mais específicas que conhecemos, como o ar bem quente do verão ou as árvores mais secas no inverno.

    Assim, na primavera, as temperaturas vão aumentando aos poucos, oferecendo o clima perfeito para passeios no parque e outros momentos especiais com a família ao ar livre. Ah, a água do mar também começa a esquentar, e já é possível aproveitar alguns dias de praia!

  • A cada dia, minutinhos a mais para brincar!
  • Uma característica marcante da primavera no Brasil é a duração dos dias e das noites. No começo do período, dia e noite possuem quase a mesma duração, pois ainda são influenciados pelo inverno – mas, à medida que a primavera vai passando, os dias vão ficando cada vez mais longos, permitindo mais tempo ao ar livre!

    Que tal fazer essa experiência com os pequenos? Dê a eles a tarefa de, a cada dia, marcar o horário em que o sol se põe; no fim, eles mesmos vão ficar surpresos com a mudança entre o primeiro e o último dia de anotações!

    Um jardim em casa é uma ótima ideia para ensinar às crianças sobre as transformações das plantas, o cultivo de flores e o respeito ao meio ambiente, além de ser uma atividade divertida para toda a família. Aproveite o clima gostoso e as mudanças da primavera para passar um tempo de qualidade com os pequenos!