Notícias

Cuidados com os bebês durante o verão

01 de Novembro de 2019

Durante os dias mais quentes do ano, todo o cuidado com os pequenos é pouco. A pele deles desidrata mais rapidamente e, se não forem cuidados com a devida atenção, podem desenvolver até doenças por causa da exposição ao sol. Além disso, muitas famílias viajam no verão, e o bebê fica exposto a diferentes condições encontradas na praia e em outros destinos. Por isso, algumas recomendações devem ser seguidas, para que os dias de calor tragam apenas boas lembranças a todos!

Em casa:

- Vista o bebê com roupas leves, de preferência 100% algodão, e não se esqueça de que eles também sentem calor.

- Mantenha a criança hidratada, nunca se esquecendo de oferecer líquidos (água, sucos e chás) aos bebês de mais de 6 meses. É tão importante fazer isso em casa quanto na praia, para que o bebê não desidrate.

- Diminua o uso de óleos ou cremes no bebê. Eles podem colaborar para o surgimento de dermatite ou brotoejas se não forem retirados corretamente no banho. Também reduza o uso do talco.

- Crianças que já conseguem sentar podem se refrescar em banheiras ou bacias durante os dias mais quentes, apenas fique atento a acidentes.

Na praia:

- Filtro solar e chapéu, mesmo nos horários de menor radiação solar. Lembre-se de que, até os 6 meses de idade, não se recomenda o uso de protetor solar para o bebê porque a pele é muito sensível. Nessa fase, é fundamental que ele seja exposto ao sol apenas no início da manhã ou no fim da tarde, por pouco tempo.

- Para os menores, melhor não haver contato direto com a areia, para evitar infecções. Estenda uma toalha e deixe o pequeno brincando ali. Quando ele começar a andar e explorar, é o sinal para liberar o acesso à areia.

- Só dê a comida da praia se conhecer sua procedência. Para menores de 1 ano, evite picolés e até água de coco – prefira levar água de casa e oferecê-la a cada meia hora. Leve também frutas, principalmente aquelas com alto teor de água, como a melancia, o melão e a pera.

- Banhos de mar, só a partir dos 6 meses. E mesmo assim, conhecendo a qualidade da água da praia.

- Cuidado com a conjuntivite.A areia, o sal do mar e o cloro da piscina podem causá-la.

Ar condicionados e ventiladores

O cuidado com a limpeza do ar condicionado deve ser redobrado, porque o sistema respiratório do bebê ainda está em adaptação, e a poeira e partículas podem causar problemas respiratórios. Mantenha a temperatura agradável, entre 23 e 24 graus, e evite expor a criança às mudanças bruscas de temperatura. Ao usar ventiladores, prefira os que permitem colocar água nos compartimentos inferiores, pois ajuda a resfriar o ambiente e é mais eficiente do que o modelo tradicional. Não deixe o ventilador virado diretamente para o bebê, para evitar o choque térmico.

Picadas de insetos

Para afastar os bichinhos da criança, o método mais inofensivo é o uso de telas nas janelas e mosquiteiros. Aparelhos de tomada e sprays podem ser prejudiciais, mas, se não houver saída, deixe o aparelho longe do local onde o bebê vai dormir. Não esqueça de vesti-lo com roupas leves que cubram a maior parto do corpo. O uso de repelente de qualquer tipo é indicado apenas para bebês acima de 6 meses.

Seguindo essas dicas, com certeza mamães e bebês podem aproveitar o verão com mais tranquilidade e segurança!