Notícias

Conselhos para mães de primeira viagem

03 de Fevereiro de 2020

A sensação de ser mãe pela primeira vez é algo indescritível! Você sente o amor crescendo cada vez mais dentro de si conforme seu filho se desenvolve, assim como a alegria, o sentimento de proteção e orgulho. Mas a maternidade também traz muitas dúvidas, e essas incertezas podem prejudicar a mamãe e a criança, afinal, não é fácil assumir a responsabilidade por outra vida sem deixar de cuidar de si mesma, né?

Para tornar esse período de mudanças mais agradável, separamos algumas dicas e conselhos, para que as mães de primeira viagem possam curtir cada momento!

Os primeiros momentos com o bebê

É normal sentir-se insegura sobre todos os cuidados e preocupações novas que chegam junto com o bebê, mas tenha certeza de que isso passa; é só a primeira de muitas fases que você e seu filho vão viver juntos. Por isso, aproveite todas as descobertas dos primeiros tempos junto com seu pequeno.

Não existe certo ou errado na maternidade

Não fique frustrada se você tentar programar algo que deu certo com o filho da sua amiga e com você não funcionar. Cada família, cada pessoa, cada situação é diferente, e existe apenas o que é mais adequado para cada caso. Não se preocupe, com o tempo você pega o jeito! O importante é nunca julgar as escolhas das outras mães; só elas sabem pelo que estão passando. Por fim, procure sempre ter pessoas queridas por perto (família, padrinhos do bebê, amigos, etc.), para que todos conversem e aprendam juntos.

Insegurança na hora de amamentar

Sejamos sinceros: para a maioria das mamães de primeira viagem, amamentar dói mesmo. Mas, pela riqueza dessa experiência, garantimos que vale a pena insistir, a menos que você tenha algum problema mais sério de saúde. O leite materno é muito rico, essencial para o desenvolvimento do bebê. Além do mais, amamentar nem sempre é sobre alimentar; às vezes também ajuda na hora dos choros, da insônia, do nervosismo, etc., além de ser uma forma linda de você se conectar com seu bebê, criando um vínculo de amor que se torna eterno.

Relaxe mais, ria mais, preocupe-se menos

A maioria das nossas preocupações não se tornam problemas reais quando não são incentivadas pela nossa mente – ou seja: leve a vida com mais tranquilidade! Sabemos que os primeiros momentos da maternidade são assustadores e que os hormônios estão à flor da pele, mas procure equilibrar seus pensamentos e suas ações – novamente, conte com a ajuda das pessoas mais próximas para isso. Pratique uma respiração coordenada para controlar as emoções, permita-se rir mais, alimente-se bem, durma bem, tire um tempo para você... buscar esse equilíbrio fará bem para você, para sua saúde física e mental, além de passar mais confiança para o seu pequeno, pois você estará mais tranquila quando estiver com ele.

Seu filho não é um “mini-você”

Quanto antes você aceitar isso, melhor para todos: seu filho é uma pessoa independente, que pode até estar profundamente ligado a você nesse momento, mas que, no futuro, terá seus próprios desejos, vontades e irá demonstrá-los. Portanto, não tente sobrepor o seu desejo ao dele, e sim tenha fé na educação que deu e nos valores que transmitiu, pois ele será um excelente ser humano e será eternamente grato a você por isso!

As incertezas estão sempre presentes quando o assunto é maternidade, e mais ainda quando falamos de mães de primeira viagem, mas, quanto maiores forem esses desafios, tanto maior será o amor envolvido! O amor entre mãe e filho é a maior recompensa por toda essa dedicação, por saber lidar com as novidades, os medos e inseguranças da forma mais equilibrada possível. Mantenha sempre uma rede de pessoas queridas perto de você, e curta ao máximo cada momento dessa dádiva que é ser mãe.