Notícias

Como se divertir com as crianças nos dias de chuva?

21 de Outubro de 2020

Os pequenos adoram brincar ao ar livre, mas nem sempre é possível, principalmente quando somos surpreendidos por um preguiçoso dia de chuva, e as crianças não podem ir nem até o quintal. Nesse momento, chega aquela dúvida: como manter os filhos entretidos dentro de casa, para tornar os dias de chuva mais divertidos?

Brincadeiras diferentes de acordo com a idade

Menos de 1 ano: Que tal ouvir músicas ao lado do pequeno? Os sons são uma das primeiras formas de descobrir o mundo, por isso os bebês adoram, e deitar ao lado dele para passar uma tarde chuvosa ouvindo músicas juntos vai ser uma experiência inesquecível! Aproveite esse tempo dentro de casa para deixá-lo explorar novas texturas e sensações.

Entre 1 e 2 anos: Arrume seu armário! Calma, isso não é uma crítica, acontece que dias de chuva são perfeitos para reorganizar o guarda-roupas e separar peças antigas para doação. Convide o pequeno para participar desse momento, deixe que ele conheça seu armário, experimente suas roupas e acessórios e desfile pela casa fingindo ser você. Será um momento super divertido para todos!

Entre 2 e 3 anos: É hora de brincar de massinha! Além de dar forma aos personagens e mundos que as crianças inventam, a brincadeira é ótima para ensinar sobre texturas e misturas de cores. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, permita que a criança use alguns objetos da casa como moldes e acessórios para incrementar as criações, como botões ou palitos de picolé.

Entre 3 e 4 anos: Nessa idade, a criançada só quer saber de se mexer, então brincadeiras mais ativas são bem-vindas – é hora de afastar os móveis e dançar no meio da sala! Além de ser uma atividade divertida, dançar faz super bem para todo mundo; é um ótimo exercício para o corpo, ensina ritmo e músicas novas, além de dar aos pequenos a chance de ver você dançar junto com eles!

Entre 4 e 5 anos: Vamos todos para a cozinha! Com essa idade, as crianças já conseguem ajudar em tarefas simples na culinária, como separar talheres, mexer algumas massas ou pegar ingredientes nos armários mais baixos, então torne o ato de cozinhar algo divertido para fazerem juntos – os pequenos vão se orgulhar de comer aquele bolo ou biscoitos que ajudaram a preparar! Ah, já que o clima está chuvoso, que tal começar com bolinhos de chuva? Pegue uma receita simples na internet, e mão na massa!

Entre 5 e 6 anos: Nessa fase, as crianças já começam a gostar mais das brincadeiras que tenham relação com a vida adulta, então vale brincar de confeiteiro e decorar lindos bolos que acabaram de fazer, apresentar programas de TV inventados na hora (com a participação dos bichinhos de pelúcia), encher uma banheira e promover uma tarde de beleza e estilo para as bonecas, etc.

A partir dos seis anos, quanto mais criativa for a atividade, melhor! Vale brincar com sombras, jogo da velha, caça ao tesouro, mímica, quebra-cabeças bem desafiadores, inventar músicas, o importante é estimular a imaginação para não cair no tédio!

Ideias para todo mundo se divertir

Que tal fazer uma grande peça de teatro envolvendo todos da casa? Vocês podem usar as peças e acessórios disponíveis para se fantasiarem, criar cenários e histórias com brinquedos, fantoches e bichinhos de pelúcia, deixar alguém responsável pela iluminação e efeitos especiais – e o melhor, gravar a apresentação e publicar nas redes sociais para divertir os parentes e amigos!

Ver fotos da família também é uma ótima ideia para se distrair nos dias de chuva. Seu filho vai achar o máximo ver fotos de quando você tinha a idade dele, além de ver seus tios, primos e avós bem mais jovens, além dele mesmo, é claro! Cada imagem conta uma história que ele vai adorar conhecer, e esse momento de recordação é muito importante para a criação da identidade dele, entender quem é sua família, onde ele nasceu e como cresceu.

No fim do dia, para relaxar, prepare aquela sessão de cinema em casa, com direito a muita pipoca, um suco bem gostoso, almofadas e cobertores espalhados pela sala e os filmes favoritos dos pequenos – afinal, um dia chuvoso também pode ter muitas brincadeiras, diversão, união e boas lembranças!