Notícias

Como melhorar a qualidade do sono dos bebês?

11 de Novembro de 2020

Manter uma boa qualidade do sono das crianças é fundamental para que se desenvolvam de maneira sadia e natural – mas nem todas as técnicas para a hora de dormir que funcionam com os maiorzinhos são tão eficientes para os bebês. Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas sobre o sono dos pequeninos!

Por que a qualidade do sono é tão importante?

Um sono tranquilo é fundamental para o desenvolvimento infantil porque é durante o sono que são liberados os chamados hormônios de crescimento, que dão a força e a energia que as crianças precisam. Além disso, estudos apontam que a criança que dorme mais e melhor tem menos chance de ser obesa e de desenvolver estresse fisiológico (que é um envelhecimento precoce das células), um problema que pode estar ligado a doenças na vida adulta, como câncer e problemas cardíacos.

Além dos benefícios para o corpo, não faltam provas de que dormir bem também é importante para a aprendizagem, e isso vale para qualquer idade. Para completar, você sabe muito bem que, quando o seu filho não dorme, ele fica irritado, ansioso e tende a se comportar mal, né?

Quantas horas, em média, a criança deve dormir por dia?

0 a 3 meses: entre 11 e 19 horas

4 a 11 meses: entre 10 e 18 horas

1 a 2 anos: entre 9 e 16 horas

3 a 5 anos: entre 8 e 14 horas

6 a 13 anos: entre 7 e 12 horas


Entenda e aprenda a administrar o sono dos bebês

O primeiro é conhecido como o sono ligeiro, é aquele no qual o bebê ainda não dorme profundamente e está com as mãozinhas fechadas, quando você retira o peito da boca dele e ele ainda tenta pegar de volta ou quando você nota que a respiração é irregular, ora acelerada, ora lenta. E existe a fase do sono profundo, na qual o bebê está totalmente relaxado e tranquilo, ou seja, dormindo profundamente. Essas fases se revezam, ou seja, durante a noite ele transita entre esses dois estágios, e é provável que, em alguns momentos do sono ligeiro, ele “acorde” e chore pedindo cuidado.

Se possível, crie uma rotina de sono e bons hábitos

Rotinas transmitem segurança, logo, bebês adoram rotina. Por isso, é importante que, aos poucos, horários e rituais sejam definidos, para que o bebê se acostume com o momento de dormir. Defina horários-chave da sua noite em que o bebê deve dormir e crie a rotina a partir de duas horas antes desse horário, para o pequenino ir se preparando aos poucos. Diminua as luzes e sons do ambiente, desligue as telas, depois você pode começar a amamentar (caso o faça) ou dar a mamadeira, depois ninar ou colocar uma canção específica. Quando ele estiver quase dormindo, coloque-o no berço, o acariciando para que ele adormeça na sua presença.

Esteja presente e dê segurança ao pequenino

É necessário se ausentar da presença de pai e mãe para adormecer, e isso é difícil para os bebês, porque representa uma rara separação. Agora, imagina você acordar, sozinho, em um mundo que você mal conhece, sem suas figuras de referência? Mesmo que você prefira não o pegar no colo ou amamentá-lo, coloque sua mão sobre ele ou converse baixinho com ele. Assim, ele saberá que você estará ali sempre e, aos poucos, vai se sentir mais seguro para dormir.

Tenha paciência, e não esqueça de cuidar de si!

Ver o pequenino chorando nunca é legal. Precisar acordar várias vezes durante a noite para amamentar, acalmar e mantê-lo seguro, também não. Mas, por mais que essa situação pareça que vá te enlouquecer, procure manter a calma, tenha certeza de que isso vai passar, assim como outras fases também estão por vir e depois passam; tudo isso faz parte do processo de amadurecimento da família e deve ser vivido com calma e equilíbrio por parte dos pais.

Se for preciso, procure uma rede de apoio, estimule a presença de alguém que possa te ajudar, invista em manter sua saúde em dia e a mente sã, fazendo coisas que te dão prazer durante o seu dia para enfrentar essa fase, etc. Faça sempre o seu melhor, pense sempre no que será melhor para o pequenino, e, acima de tudo, fique em paz!