Notícias

Como lidar com o tédio das crianças em casa

25 de Abril de 2020

Passar um tempo em casa com as crianças é uma experiência super gostosa de convivência e aproximação, mas sabemos que, com o tempo, também pode ser um desafio. Acostumados a gastar energia em passeios no parque, na escola, cursos ou em brinquedos do condomínio, os pequenos ficam entediados depois de longos períodos sem sair de casa. Esperamos que este post ajude você a lidar com a situação, tornando o momento mais fácil para todos.

Façam atividades juntos!

É importante aproveitar este momento em que familiares estão bem próximos para fortalecer vínculos afetivos. Há diversas brincadeiras nas redes sociais que podem ser feitas em casa, então separe um tempinho da rotina do lar e se divirta com recreações criativas, manuais e físicas em família.

Exercícios físicos em família: Exercitar-se é bom por vários motivos, como envolver os pequenos na rotina e usar este momento para as crianças criarem o gosto pela atividade física. Dança e alongamentos podem ser realizados em espaços pequenos e não precisam de muitas aparelhagens. E lembre-se: é importante seguir as orientações de um profissional de Educação Física, independente do treino.

Cozinhar em família: Os pequenos podem ajudar na cozinha, pondo a mão na massa para fazer biscoitos, pães e pizzas. Preparar uma salada de frutas, por exemplo, pode ser bom para que descubram novos sabores e criem gosto por alimentos saudáveis.

Cultivar plantas: Crianças adoram mexer com a terra, e ter uma plantinha ensina sobre cuidado, além de ser uma oportunidade de acompanhar o ciclo de vida de um vegetal. Quem mora em apartamento, pode montar uma pequena horta na varanda ou na área de serviço, por exemplo.

Inventar um brinquedo: No universo infantil, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. Papéis, rolos de papel higiênico, retalhos de tecido, garrafas pet, tampinhas e caixas vazias podem ser reaproveitados e ganhar outro significado nas mãos das crianças. Com tinta colorida, tesoura, cola e imaginação, vocês podem construir reinos inteiros e criar muitas aventuras!


Uma ideia é manter a agenda diária, como os horários para sono, alimentação e banho, para que o pequeno perceba que essa não é uma pausa de férias comum. O que muda na programação são as horas de brincadeira, seja com os pais, irmãos, ou sozinho.

Momentos de tédio são normais!

Mesmo com as boas ideias para divertir e distrair as crianças em casa, sabemos que o tédio vai chegar, e aquela famosa frase “Mãe, não tenho nada para fazer!” vai tirar o foco do seu home office em algum momento. Mas, não se preocupe tanto com isso. O tédio em pequenas doses faz parte da infância, e é nesses momentos que surge a criatividade. Sem ter nada programado para se ocupar, a criança vai, por conta própria, inventar uma atividade para se distrair, e esse processo também é importante para o seu desenvolvimento.

Esportes, música, brincadeiras e outras atividades organizadas com certeza fazem bem para o desenvolvimento físico, cultural e social de uma criança. Mas crianças também precisam de tempo para elas mesmas – para desligar do bombardeio de informações do mundo exterior, para sonhar, perseguir seus próprios pensamentos e descobrir seus próprios interesses e dons.

Como lidar com uma criança entediada?

Os pais normalmente sentem-se culpados quando os pequenos reclamam por estarem entediados, mas é muito mais construtivo ver o tédio como uma oportunidade do que como um problema. O papel dos adultos é entender que, para as crianças criarem seus próprios passatempos, é preciso espaço, tempo e a possibilidade de fazer uma bagunça (com limites – e organizada pelas próprias crianças depois). Elas também vão precisar de materiais para estimular a imaginação, mas não precisa ser nada caro ou sofisticado: caixas de papelão, uma lupa, pedaços de madeira, uma cesta de lã, tudo pode proporcionar horas ocupadas e felizes.

Esses momentos vão estimular qualidades como a curiosidade, perseverança, confiança, habilidades de invenção, observação e concentração, além de ensinar a não ficarem travados quando alguma coisa não funciona em um primeiro momento, e tentar novamente.

Enquanto estamos em casa, é importante conciliar a nova rotina dos pequenos com o trabalho dos pais. O importante é aproveitar essa oportunidade para fortalecer os vínculos familiares, para que logo voltem a sair todos juntos, mais fortes e unidos do que nunca.