Notícias

Como inserir o inglês na vida das crianças

30 de Junho de 2021

Benefícios de ensinar inglês para as crianças

Tudo nos dias de hoje flui tão rápido, né? Nossos filhos de seis, sete anos, dominam áreas que nós só fomos conhecer anos depois, além de demonstrarem habilidades de memória e aprendizado bem desenvolvidas, que nem sempre conseguimos compreender. Por isso, é normal ter dúvidas sobre a necessidade e a eficiência do ensino de inglês para eles. Mas o domínio do idioma traz muitos benefícios para as crianças. Olha só:

Uma mente mais forte e saudável! Com o exercício contínuo do cérebro derivado do bilinguismo, há menos chances de a criança desenvolver doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Existe um jeitinho fofo de ensinar: Devemos sempre ensinar uma nova língua a uma criança da mesma forma que ela aprendeu a primeira, ou seja, de forma simples e lúdica, usando elementos que a criança já conhece. Os pequenos absorvem o que ensinamos muito rapidamente, desde que aquilo faça sentido para eles.

Diminui a timidez: Seu filho é tímido? O contato com um novo idioma, em uma sala de aula com crianças da idade dele, ajuda a diminuir a timidez que, muitas vezes, impede os pequenos de fazerem amizades.

Aprender dois idiomas ao mesmo tempo: Aprender Inglês ou outra língua enquanto se está aprendendo a língua materna não vai atrasar a fala, mas talvez a criança misture os dois idiomas de vez em quando; com o tempo, ela se acostuma e vai ser fluente nos dois idiomas sem problemas!

Aproveitamento escolar: A criança vai aprender o novo idioma junto com o português, e o cérebro se acostuma facilmente a trocar de idioma para se comunicar. Tudo isso melhora o raciocínio e a concentração, e pode ajudar em outras matérias.

Facilidades na vida adulta: A pessoa que tem contato com outro idioma desde muito jovem dificilmente vai “se esquecer” do que aprendeu, basta praticar – e o mundo globalizado está aí para garantir que isso aconteça, né? Assim, a chance de essa criança se tornar um adulto fluente em inglês é muito grande, o que pode abrir caminho para melhores empregos e universidades!

As crianças que aprendem inglês mais cedo têm menos sotaque: isso acontece porque nossa língua e boca ainda estão em formação e, por isso, são capazes de reproduzir qualquer som! Muito legal, né? Isso significa que, para os pequenos, é mais fácil pronunciar cada palavra com perfeição.

Inglês é uma língua universal: Alguém que domina o inglês tem mais independência para viajar e conversar com pessoas de todo o mundo, sem precisar de guias ou tradutores; além de conhecer uma nova cultura, esse é o primeiro passo para que o seu pequeno possa ser um cidadão global no futuro.

Aprender na infância é mais fácil: A habilidade de aprender Inglês ou outra língua é mais aguçada entre os 2 e 4 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade com idiomas vai se perdendo, a não ser que continue sendo estimulada!

Quando e como começar?

A partir do momento em que a criança já demonstra um domínio do idioma materno, conseguindo formar frases coerentes e expressar o que quer ou sente pelas palavras, ela já pode começar a aprender palavras em inglês, desenvolvendo a fluência nos dois idiomas ao mesmo tempo. Esse processo pode gerar uma confusão inicial, mas o pequeno logo se acostumará. Assim, quando chegar a época da alfabetização, poderá também aprender a ler e escrever nos dois idiomas ao mesmo tempo, de forma mais natural.

Se você não tiver o domínio do idioma para ensiná-lo ao seu filho ou se ele demonstrar dificuldades no aprendizado quando é mais novinho, vale a pena esperar um pouco e matricular o pequeno em uma escola de idiomas. Mas, atenção: procure fazer isso até os dez anos de idade da criança, porque depois disso se torna cada vez mais difícil aprender uma nova língua!

Para iniciar o ensino de inglês às crianças mais novinhas, vale usar a criatividade! Nessa fase, o que chama a atenção é o lúdico, colorido, melodioso... então, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido! A tecnologia está a seu favor, então use e abuse de jogos, músicas, histórias, brincadeiras, animações, figuras, imitação, etc. Esses recursos criam situações reais dentro do universo infantil para a utilização do novo idioma.

Seu filho provavelmente não vai entender rapidamente tudo que é dito em Inglês, e isso não é um problema, afinal, as crianças não têm o conhecimento total nem do nosso vocabulário. O importante nessa fase é que elas entendam o objetivo geral da comunicação.

A partir daí, a regra é: quanto mais inglês, melhor! Enquanto a criança estiver aprendendo inglês, faça o possível para manter o novo idioma sempre em contato com ela. Aposte em games com menu ou falas em inglês, explore categorias como nomes de animais ou comidas e passe a adotá-los no dia-a-dia, assista filmes em inglês junto com ela, apresente músicas em inglês que fazem sucesso em todo o mundo, proponha o desafio de a criança adaptar brincadeiras para o inglês, como jogos de mímica ou teatro de fantoches, etc. Se souber, converse em inglês com seu filho, esse convívio também vai ajudar muito no processo de aceitação da nova língua.

A ideia de permitir que nossas crianças aprendam inglês pode soar assustadora ou estranha para nós, mas, acredite: para elas, será algo natural e divertido, que poderá ajudar no seu desenvolvimento e ser um aprendizado útil para toda a vida!