Notícias

Como explicar a independência do Brasil para as crianças?

07 de Setembro de 2021

Mas, muitas vezes, as crianças não entendem os conceitos que envolvem essa e outras celebrações nacionais; por isso o post de hoje traz algumas formas de despertar o interesse dos pequenos a esses temas. Olha só:

  • Jogos para entender melhor o Hino Nacional
  • O Hino Nacional é um símbolo brasileiro, mas algumas palavras são bem difíceis para as crianças (e até adultos) entenderem. Para treinar esse novo vocabulário, vale a brincadeira do infalível “jogo de forca”!

    Façam uma busca na internet da letra completa do hino e comecem juntos a descobrir os significados de algumas palavras, depois usem a “forca” para treinar sua composição e ir se familiarizando com o significado. Outra sugestão é o jogo da memória, com temas e palavras relacionadas ao hino.

  • Amor pela pátria (recorte de coração com as cores da bandeira)
  • Comece mostrando aos pequenos como é bom demonstrar carinho pela nação, preservando o patriotismo em sua casa. Para incluir as crianças de forma divertida, incentive-as a notas as belezas que o Brasil tem por meio dessa atividade bem artística:

    Convide o pequeno para recortar uma cartolina em formato de coração. Com o recorte feito, cada um da família escreve nele uma característica que aprecia no país. Essa será a primeira oportunidade para você mencionar a comemoração do dia 7 de setembro e explicar o contexto histórico da data para ela. Pintem ou decorem as cartolinas com as cores da bandeira (que tal usar esse momento para explicar o significado de cada uma?) e aproveitem esse momento de diversão em família.

  • Conte a história da independência de forma divertida!
  • Se você não sabe o suficiente sobre os acontecimentos que envolvem essa data, faça uma busca em livros ou na internet, e depois pense em formas criativas de contar essa história junto com os pequenos.

    Primeira ideia: pesquisem juntos sobre a Independência, tire as dúvidas da criança sobre nomes, datas, palavras difíceis e contexto histórico, e depois incentive a criação de uma história em quadrinhos bem caprichada e colorida contando sobre a data. Desenhar paisagens diferentes, pessoas com roupas de outras épocas e imaginar como as coisas aconteceram vai ser uma experiência divertida e enriquecedora!

    Segunda ideia: para famílias com mais crianças, basta seguir os passos da primeira ideia e, em vez de criarem quadrinhos, transformar a independência do Brasil em um teatro caseiro! Dia 7 de setembro é feriado nacional, todos estarão em casa e poderão se envolver nesse projeto divertido. Vocês podem criar fantoches dos personagens e contar a história com eles ou contar com a participação até dos adultos e fazer uma verdadeira encenação, com cenários, figurinos, adereços, trilha sonora, etc. A parte mais legal é gravar a apresentação e compartilhar depois nas redes sociais!

  • Participem dos atos cívicos na sua cidade!
  • Levar as crianças para acompanharem os desfiles no centro da cidade é uma ótima forma de ensinar a elas sobre valores importantes, como o serviço, a coragem e o amor pela pátria. As bandas marciais, a cavalaria e os veículos do exército costumam chamar bastante a atenção dos pequenos, então será um programa divertido para eles curtirem o feriado ao ar livre.

    Depois das atividades cívicas, vocês podem dar aquela “esticadinha” até o shopping para dar uma volta, ou fazer um piquenique no parque, ou aproveitar o clima para conhecer os marcos históricos da sua própria cidade, como museus, monumentos e casas antigas!

    Aproveite a data da Independência para ensinar os valores nos quais você acredita e reforçar os laços de união com a família!