Notícias

Como aliviar as cólicas do bebê?

12 de Fevereiro de 2020

A chegada de um recém-nascido enche de alegria a casa e a família – o quartinho, o enxoval, os primeiros contatos, as descobertas dos gestos e dos traços, tudo é muito especial! Mas, conforme o tempo passa, um problema começa a surgir: noites intermináveis, dias repletos de choro e cansaço começam a se tornar comuns, deixando os pais cada vez mais preocupados. Afinal, como aliviar as cólicas do bebê?

Como surgem as cólicas?

A cólica pode ser causada por vários fatores. Pode, por exemplo, estar associada à fragilidade do sistema gastrointestinal do bebê, ter relação com os gases adquiridos no momento da amamentação ou estar associada ao acúmulo de cansaço causado pela falta de sonecas ao longo do dia.

Existem formas de prevenir as cólicas e evitar que se tornem um problema frequente. Olha só:

    ·Coloque sempre seu bebê para arrotar, assim, o desconforto causado pelos gases acumulados será bem menor.

    ·Amamentar, sempre! Além de confortar seu bebê, o leite materno vai protegê-lo das bactérias ruins e dos desconfortos.

    ·Assegure-se de que seu bebê tirou as sonecas necessárias ao longo do dia. Um bebê recém-nascido, geralmente, não deve passar mais de duas horas acordado.

    ·Não ofereça chás, água ou qualquer tipo de alimento antes dos seis meses. Os chazinhos para o recém-nascido podem ser muito mais prejudiciais do que benéficos, além de aumentar o risco de contaminação. O leite materno é mais seguro!

Apesar da prevenção, as cólicas acabam sendo bem comuns entre os recém-nascidos, afinal o organismo deles está se acostumando com muitas coisas ao mesmo tempo. Para evitar desesperos, a melhor estratégia é manter a calma e se preparar com esses métodos indicados por especialistas:

Massageie a barriguinha do bebê: Ao perceber o desconforto da criança, acaricie a barriga do bebê com movimentos circulares no sentido horário. Com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, exercendo uma pressão suave.

Exercite as pernas do seu pequeno: Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga. Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia, não apenas na hora da dor.

Dê um banho quente: Regule a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC, cuide para que o ambiente esteja silencioso e, se possível, coloque uma música suave tocando baixinho. Diminua a luz e converse com seu filho ou cante para ele. A percepção de uma atmosfera calma ao redor tranquiliza o bebê; é uma experiência que o faz relaxar e, com isso, a cólica cede.

Faça uma compressa: Passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto. Não esqueça de testar a temperatura, para não queimar a pele do bebê.

Enrole o pequeno no cueiro: Ao envolver o corpo do bebê como se fosse um pacotinho, o cueiro proporciona uma sensação de aconchego e segurança, diminuindo o desconforto e a agitação da criança.

Em último caso, medique: Sim, os pais podem contar com os analgésicos infantis e com os medicamentos antiflatulência, mas apenas os que são receitados pelo pediatra e, principalmente, só na hora da cólica. Caso o desconforto continue, é importante procurar a ajuda de um profissional especializado. Cólicas em excesso podem estar ligadas a alguma alergia alimentar ou a outras origens orgânicas que precisem de um tratamento mais sério.

Lembre-se sempre de que a chegada do bebê ao mundo não é uma novidade apenas para nós, mas também para eles. Tudo é assustador e qualquer coisa pode causar choro e estresse. Por isso é tão importante que o pequenino se desenvolva em um ambiente calmo, feliz e equilibrado, cercado de pessoas bem tranquilas e dedicadas. Seja você um exemplo de paz e saúde para seu filho!

Confira os looks para bebês da Milon