Notícias

Celebre São João com uma festinha em casa!

31 de Maio de 2021

Transforme a casa em um arraial!

Junto com os pratos típicos da época, a decoração dá aquele jeitão de festa que os pequenos tanto gostam, e não é preciso grandes investimentos para criar uma decoração bonita e colorida! Sabe aquelas luzinhas do Natal ou os balões coloridos que sobraram da última festinha de aniversário? Eles são uma ótima base para decorar o ambiente, dando um ar festivo e divertido. Outra opção para deixar a casa mais enfeitada e usar chapéus de palha na decoração. Como eles têm um formato de guirlanda colorida, basta enfeitar um pouco e o acessório vai fazer o maior sucesso!

Se você mora em uma casa com quintal, aproveite o espaço para enfeitar uma mesa ou um cantinho com os temas da festa. Para fazer bandeirinhas, você pode usar tecido, jornal ou papéis coloridos, e também pode apostar em fitas brilhantes ou formas decoradas com glitter para decorar a mesa das gostosuras! As crianças vão adorar ajudar você a confeccionar bandeirinhas, pintar desenhos, espalhar glitter e encher balões, e assim a festa já começa mais cedo!

Caso prefira fazer uma festinha “minimalista”, na sala do apartamento ou em algum lugar menor, não tem problema, inclusive cria um clima mais familiar! Apenas afaste os móveis para ganhar espaço e organize uma mesa no cantinho para as comidas. A toalha xadrez e as bandeirinhas decorando a mesa não podem faltar! Chame todo mundo da casa para participar da decoração do ambiente e criar um clima junino todinho de vocês!

Para a mesa das guloseimas, vale usar toda a criatividade para oferecer os quitutes de forma criativa para as crianças. Para apoiar os doces, você pode usar caixas de madeira ou de papelão, sempre com temas de São João, e até as pipocas podem ser usadas como enfeite nos pratos salgados!

Cardápio de São João

O Brasil é um país gigante, né? Assim, cada região acaba adaptando as festas populares de acordo com a cultura regional, e em São João não é diferente! Porém, alguns ingredientes são típicos dessas festas em todo o país, e você pode usar como base para fazer as receitas que preferir:

Milho: Esse é o ingrediente mais versátil de todos; é difícil pensar em uma festa junina sem ele. Com ele, você pode fazer pamonha, cuscuz, bolos, polenta e, é claro, a aclamada pipoca!

Coco: O queridinho doce das festas! Com ele, dá para fazer cocadas, tapioca, maria-mole e os famosos quindins, além de usar como recheio em bolos e outros doces.

Pinhão: Muito popular na região Sul, a semente de araucária serve tanto para pratos doces quanto salgados, acompanhando pratos como o arroz ou bolos diversos, além de ser uma delícia puro!

Amendoim: Seja puro, torrado, doce ou salgado, ele nunca falta em uma típica festa de São João! Você pode fazer receitas de paçoca, pé-de-moleque e até usar na decoração dos pratos!

Dica extra: Toda festa junina infantil conta com a presença do famoso cachorro-quente, então use isso! É bem fácil de fazer e é uma opção simples que vai agradar a todos!

Convide as crianças para ajudarem na preparação dos pratos! Elas vão adorar meter a mão na massa e ter a chance de fazer uma pequena bagunça em casa com todo o apoio dos pais. Lembre-se apenas de manter os pequenos longe de fogões, panelas, objetos que possam quebrar ou causar ferimentos.

Brincadeiras juninas em casa

Muitos dos jogos mais tradicionais das festas juninas podem ter uma versão caseira, basta usar a criatividade, olha só:

Pescaria em casa

Calma, não precisa trazer um lago para a sala de estar! Você vai precisar apenas de uma cartolina, uma caixa grande com areia, clipes, uma vara de madeira e um fio de barbante. Desenhe figuras de peixinhos na cartolina, recorte e peça para as crianças pintarem e decorarem os peixinhos. Depois, finque o peixe na caixa de areia, de forma que fique "de pé", mas não seja tão difícil "pescar". Por fim, coloque um clipe na "boca" do peixe. Agora, amarre um fio de barbante em uma vara de madeira e coloque um clipe aberto para servir de anzol. Pronto, diversão garantida para toda a família!

Tiro ao alvo caseiro, super simples

Empilhe algumas latinhas de alumínio em um formato de pirâmide e deixe que as crianças derrubem o maior número possível de latinhas com uma bolinha pequena, como uma bola de tênis ou até meias enroladas!

Para todo mundo brincar junto: jogo das argolas

Em uma caixa grande, coloque várias garrafas pet, uma do lado da outra, cheias de areia (para ficarem pesadas mesmo). Depois, é só deixar que as crianças tentem acertar a garrafa com uma argola, de longe. As argolas podem ser feitas ou improvisadas com qualquer material, seguindo um molde simples que você mesmo pode fazer. Se quiser, você também pode usar garrafas de tamanhos diferentes e pintar com várias cores, dando um visual mais lúdico. Para os maiorzinhos, pode propor alvos mais desafiadores e dar pontos de acordo com a dificuldade do acerto.

Entre no clima com músicas de São João!

As festas juninas mais modernas reúnem músicas de todos os gêneros, mas estilos como o xote, baião, forró e sertanejo raiz ainda são os sons preferidos para criar o clima da festa, e as tradicionais quadrilhas também devem ser lembradas – basta fazer uma busca pelo seu tema favorito no YouTube e aumentar o volume! O importante é criar um clima alegre para todo mundo cantar, dançar e brincar!

Clássico: bexiga na colher

Na brincadeira tradicional, é utilizado o ovo, mas, para evitar desperdício e sujeira dentro de casa, você pode substituir por um balão com água, que vai no máximo deixar o chão um pouco molhado. Crie obstáculos pelos cômodos da casa, como contornar cadeiras ou passar em zigue-zague pelas almofadas, isso vai deixar a brincadeira ainda mais desafiadora e divertida!

Quer deixar sua festinha ainda mais interessante para os pequenos? Compre alguns brindes, como pelúcias, doces e brinquedinhos, para valer como "prenda" e incentivar as crianças a brincarem!

E aí, já sabe como fazer uma verdadeira festa de São João em casa? Então aproveite a presença das pessoas que você mais ama para curtir esses momentos inesquecíveis de diversão e alegria!